Como usar um programa para gravar a tela do computador

Como usar um gravador de tela

Recentemente, minha melhor amiga, Ana, que é uma professora de inglês, falou sobre um problema que tinha. Ela falou: "Eu quero gravar um programa online em inglês que não pode ser baixado diretamente pelo site, você sabe de alguma maneira para gravar este programa?". E não é nada raro alguém ter uma dúvida como "Eu preciso gravar conversas do Skype, mas como gravar a área de trabalho do computador?". Talvez você já tenha se encontrado com um problema parecido. Mas não se preocupe! Neste artigo iremos lhe ensinar maneiras fáceis e profissionais para ajudá-lo a gravar a tela de seu computador.


Como gravar a tela de seu computador em um Mac

Gravar a tela de seu Mac é fácil! O Mac OS X oferece uma maneira prática e nativa de se gravar a tela do computador. É uma das úteis funções escondidas do QuickTIme, que não é simplesmente um player de mídia. Assim, você pode capturar tudo que está acontecendo na tela de seu Mac com um programa grátis para gravar a área de trabalho.

Para gravar a tela de seu Mac, siga os passos abaixo:

  1. Localize o programa QuickTime em seu Mac e abra-o.

  2. Clique no menu "Arquivo" e selecione "Nova Gravação de Tela". Logo após, clique no pequeno menu à direita do botão "Gravar" para selecionar se você deseja capturar o áudio de seu microfone no vídeo ou não. Quando estiver terminado, clique em "Gravar".

  3. Grave a tela de seu Mac

  4. O QuickTime irá ser minimizado e aparecerá como um pequeno ícone à direita da sua barra de menu, ao mesmo tempo em que irá iniciar a gravação. Clique em "Parar" quando tiver terminado sua gravação para que você possa pré-visualizar e salvar seu vídeo. Além de gravar, o QuickTime também pode editar seu vídeo e cortar quaisquer partes que você não vá usar.


Como gravar sua área de trabalho no Windows

Para gravar a tela de seu Windows você precisará de um programa como o Aiseesoft Screen Recorder. Com este programa para gravar a tela do Windows, você poderá capturar qualquer vídeo ou áudio no Windows 10/8/7/Vista e salvá-los em alta qualidade. Você pode usar este programa para gravar a área de trabalho, gravar filmes online e rádio, fazer vídeo-tutorais, gravar jogos, etc.

Leia também: Qual o melhor gravador de vídeos da webcam

Abaixo nós iremos lhe mostrar como usar este programa para gravar a tela de seu computador com Windows, passo-a-passo!

Passo 1. Baixe e instale o Screen Recorder

Após baixar e instalar este programa em seu computador, abra-o.

Passo 2. Selecione a área de gravação desejada

Antes de gravar vídeos de sua área de trabalho, jogos, conversas do Skype, vídeos online ou reuniões com o Screen Recorder, você precisa ajustar a área que será gravada. Este programa lhe permite escolher a opção "Tela cheia" ou personalizar a área de gravação de acordo com suas necessidades.

Passo 3. Ajuste o áudio

Se você quiser gravar uma reunião ou gravar chamadas do Skype, você deve selecionar tanto o áudio do sistema quanto o áudio do microfone. Neste passo, você só precisa clicar em áudio do sistema ou em microfone e certificar-se de que estes foram ativados ou não. Porém, se você for salvar os vídeos online do YouTube, músicas, filmes e outros vídeos online, deve desligar o áudio do microfone e deixar somente o áudio do sistema ativado, para que os barulhos ao seu redor não afetem a qualidade da gravação.

Passo 4. Grave a tela do seu computador

Após terminar de arrumar a área de gravação e o áudio, você só precisa abrir a janela que deseja gravar. Por exemplo, se você quiser gravar um vídeo do YouTube, deve abrir o vídeo que deseja gravar e selecionar a área de gravação. Após isto, clique em "REC" no canto direito da interface do programa para iniciar a gravação.

Grave a tela de seu PC

Após terminar este curto processo, você poderá salvar o vídeo gravado em seu computador e aproveitá-lo! Além disto, se você quiser visualizar o vídeo gravado em outros formatos, pode convertê-lo para outros formatos de vídeo e áudio, como MP4, MOV, MP3, AAC, etc. com o Aiseesoft Video Converter Ultimate.

De qualquer forma, agora você sabe como gravar a tela de seu computador! Selecione o método que achar ideal para você e grave a tela de seu Mac ou Windows com facilidade.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn