Veja como gravar entrevistas online de trabalho


Quando a tecnologia se alia com os processos de organização das empresas, estas se tornam mais eficientes no seu trabalho. Na área de recursos humanos existem vários métodos e soluções teconológicas que podem ser utiizadas durante o processo de reclutamento e seleção: as entrevistas em vídeo, reclutamento nas redes sociais, softwares espacializados, etc. As entrevistas por Skype, uma das ferramentas profisisonais mais conceituadas e ideal neste caso, tem se tornado uma prática comum e beneficiosa para as empresas na busca do candidato ideal. Os candidatos também podem se beneficiar desta estrategia, pois avaliar o desempenho após a entrevista pode servir para corregir falhos e pequenos gestos que perjudicam na hora de ser contratado.

Mas porque entrevistar por Skype? E porque começar a gravar as videoconferências?

  • Acelera o processo

  • Reduz as distâncias

  • Aumenta o branding

  • Filtra os candidatos

  • Permite reavaliação dos diversos responsáveis etc

Antes de começar a utilizar este método no reclutamento de qualquer empresa é importante levar em conta algumas pautas para aproveitar ao máximo a estratégia:

Conselho nº 1: Utilize uma boa webcam

Uma imagem de vídeo de qualidade é sumamente importante na hora de apresentar o material para as empresas que buscam candidatos. Por isso, recomendamos não utilizar a webcam do laptop a não ser que essa seja HD. Caso não haja outra opção, preste atenção no ángulo e iluminação do ambiente: peça ao candidato que enfoque sua câmera de forma que apareça somente a metade do tronco superior e sem distrações no fundo e também que se situe em um local bem iluminado. O mesmo conselho serve para o reclutador.

Conselho nº 2: Certifique- se de utilizar um gravador de tela adequado

Na hora de gravar a entrevista, é essencial utilizar um software confiável e cujas funcionalidades funcionem corretamente, pois erros na hora de salvar o arquivo são imperdoáveis. Por isso, recomendamos o Screen Recorder, um programa disponível para Windows que permite gravar a tela do PC junto com imagens e sons da câmera. Também recomendamos manter sempre o software (Skype, neste caso) atualizado para evitar demoras no início da entrevista.

Para que o vídeo resultante tenha a melhor qualidade possível, certiifique-se dos seguintes ajustes clicando no Menu > Preferências > Configurações:

  • A qualidade do vídeo deve ser a máxima. Por isso, escolha a opção de qualidade "Excelente".

  • Mantenha a taxa de quadro em 30 fps. Isso fará que a imagem pareça mais "natural" e realista.

  • Esolha um formato de vídeo com uma alta compatibilidade: os formato WMV e AVI são compatíveis nativamente com Windows, exceto quando a compressão dos arquivos utilizem um codec específico. O arquivo de saída será reconhecido por aparelhos de DVD e Blu-Ray compatíveis com o codec DivX. Também recomendamos o MP4, formato amplamente utilizado.

  • O codec de vídeo deve ser H264 e para o aúdio AAC. O formato de áudio ideal é também AAC.

Conselho nº 3: Escolha um ambiente tranquilo e sem barulhos excessivos

Ainda que o software recomendado aqui seja de qualidade profissional, alguns microfones nos computadores podem chegar a captar ruidos que interferem no decorrer da entrevista. É muito importante entender totalmente as respostas do candidato.

Conselho nº 4: Realize edições básicas no vídeo antes de mostrá-lo

Para dar um aspecto mais profissional à gravação é recomendável editar alguns aspectos básicos do vídeo, tais como melhorar volume ou contraste. Aqui podemos sugerir o Video Enhancer.

Siga todos estes conselhos e comece já a gravar todas as entrevistas online dos seus candidatos com total segurança!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn