Como gravar a tela do computador e fazer um vídeo-tutorial

Um screencast é um vídeo que mostra a imagem de alguém fazendo uma atividade em seu computador com sua voz por trás explicando a atividade, podendo incluir um pouco de webcam (para um toque pessoal que somente um rosto pode lhe dar!).


Por que fazer um screencast?

Existem muitas razões para se fazer um screencast, mas geralmente é para se explicar como se fazer algo (por exemplo, como criar um aplicativo para iPhone?). A maioria dos screencasts que você vê são educacionais. Eles irão lhe mostrar como jogar um jogo, como programar, ou como instalar um programa em seu computador, por exemplo.


Como fazer um screencast?

O primeiro passo para se fazer um screencast é baixar um programa para ajudá-lo a gravar. Existem muitos programas que lhe permitem fazer screencasts, alguns com melhor qualidade que os outros. Aqui nós iremos lhe ensinar a gravar a tela do seu computador usando um programa chamado Aiseesoft Screen Recorder, por ter um preço acessível, ser fácil de usar e ser muito bem feito. O único problema do Screen Recorder é que ele só funciona para Windows, portanto, se você usa outro sistema operacional, precisará de outro programa.

Bom, vamos começar! Primeiramente, você deve baixar o Aiseesoft Screen Recorder em seu computador. É possível usar a versão de testes do programa gratuitamente, que grava até 2 minutos de vídeo, para brincar um pouco com as incríveis funções do programa! Vamos dar uma olhada em como gravar a tela do seu computador com o Screen Recorder:

Passo 1. Abra o programa

Após baixar e instalar o Screen Recorder em seu computador, abra o programa.

Abra o Screen Recorder

Passo 2. Selecione as fontes de áudio

Ative o áudio do seu sistema caso você queira que algo do seu computador toque no vídeo, enquanto você deve ativar o áudio do seu microfone para que sua voz seja gravada. Você pode ativar ambas as fontes de áudio ao mesmo tempo!

Selecione as fontes de áudio desejadas

Passo 3. Ajuste a área de gravação

Agora, você deve ajustar manualmente a área de gravação em sua tela ou selecionar a opção "Tela cheia" para gravar toda a tela de seu computador.

Ajuste a área de gravação em sua tela

Passo 4. Inicie a gravação do seu vídeo

Por último, clique no botão vermelho "REC" para começar a gravar seu vídeo. Após concluir sua gravação, clique no botão vermelho para parar e pré-visualizar o vídeo gravado, salvando-o em seu computador caso goste do resultado.

Grave seu vídeo

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn