Como gravar streamings de vídeo

"Eu estou cansado de assistir streamings de vídeo ou ouvir a rádios. É possível gravar streamings de vídeo no meu computador ou gravar a tela do computador quando o vídeo estiver passando, para que eu possa assistir mais tarde?" - Eduardo

Esta dúvida foi postada em um fórum muito conhecido. Na verdade, muitas pessoas também tem esta questão. Com a popularidade da internet e o aumento de velocidade das conexões, cada vez mais pessoas assistem streamings de mídia através do computador. E, é claro, algumas delas podem querer gravar os vídeos para assistir depois – sendo necessários programas para gravar vídeos ao vivo no computador.

Grave streamings de vídeo

Existem alguns sites que oferecem serviços para gravar streamings de vídeos de sites como o YouTube, Dailymotion ou Hulu. Entre eles, estão o ZamZar, YouConvertIt e o Online Video Converter. Como eles permitem que os usuários gravem um tamanho limitado de streamings de vídeo gratuitamente, vários usuários selecionam estes sites para gravar seus vídeos ou áudios favoritos. Para isto, é necessário inserir a URL do vídeo desejado, selecionar o formato do vídeo e inserir seu endereço de e-mail para receber o vídeo gravado. É fácil e prático gravar streamings de vídeo no Mac ou PC através destes serviços online. Porém, estes sites gravam somente vídeos de tamanhos limitados (até 50MB) gratuitamente: se você quiser gravar vídeos maiores, terá de pagar. Mais importante ainda é o fato de que estes sites de gravação de vídeos não funcionam com diversas plataformas – nem tudo que você precisar gravar será possível com eles. Para isto, você irá precisar de um programa para gravar a tela de seu computador, onde os vídeos estão sendo reproduzidos. É só reproduzir o vídeo em seu computador e gravar o que está sendo passado na tela!


O melhor programa para gravar vídeos – Aiseesoft Screen Recorder

Dúzias de programas para gravar streamings de vídeo estão disponíveis, mas aqui nós sugerimos o melhor: o Aiseesoft Screen Recorder. Este é um programa muito popular para gravar a tela de seu computador, com funções poderosas e um preço acessível. Com ele você poderá gravar e salvar qualquer vídeo que quiser, incluindo streamings de vídeo, vídeos de webcam, vídeos online ou off-line e qualquer outra coisa que esteja se passando na tela de seu computador. O programa oferece uma alta qualidade de vídeo e áudio, além de permitir que você personalize a área de gravação, ajuste o tempo total e selecione a resolução dos vídeos gravados. Veja abaixo como gravar streamings de vídeo no seu computador com o Screen Recorder!


Como gravar streamings de vídeo com o Aiseesoft Screen Recorder

Passo 1. Baixe e instale o Screen Recorder em seu computador.

Passo 2. Abra o programa e ajuste suas configurações

Após instalar e abrir o Screen Recorder, desligue o microfone para que sua voz não seja gravada no vídeo e mantenha o áudio do sistema ligado. Selecione a resolução que desejar, ajuste a área de gravação e, se necessário, determine o tempo total de gravação para que o processo seja concluído automaticamente.

Ajuste as configurações do programa

Passo 3. Abra o vídeo que você deseja gravar

Agora, abra o vídeo que você deseja gravar e prepare-se para iniciar a gravação. Qualquer vídeo ou streaming ao vivo pode ser gravado com o Screen Recorder, incluindo séries, talk shows, eventos esportivos, TEDx, etc.

Passo 4. Inicie a gravação do vídeo desejado

Após encontrar o vídeo desejado, clique em "REC" no Screen Recorder e, imediatamente, dê play em seu vídeo. Após a gravação, você poderá pré-visualizar e salvar o vídeo gravado em seu computador.

Grave seu vídeo

Note que este programa para gravar vídeos salva os vídeos gravados no formato WMV. Em uma atualização futura, mais formatos de vídeo serão suportados – usuários que compraram o programa terão atualizações gratuitas para sempre.


O que são streamings de vídeo

Os streamings de vídeo são um tipo de mídia sendo constantemente recebido e reproduzido à pessoa que está assistindo. Os streamings podem ser visualizados a qualquer momento sem precisar baixar o vídeo de determinado site, como o YouTube. Em certas situações, um player de streaming também pode baixar o vídeo: você estará baixando um filme ao mesmo tempo em que o assiste. Streamings ao vivo são streamings de vídeo ou áudio sendo repassados ao vivo pela internet, o que necessita de um dispositivo de captura para o vídeo, um codec, um publicador de mídia e uma rede de entrega de conteúdo.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn