Os 5 melhores programas para gravar streaming de vídeo

Programas para gravar streaming de vídeo permitem que você grave a tela de seu computador com facilidade. Existem muitos programas de gravação no mercado para diferentes necessidades, como programas para gravar vídeos online que lhe permitem gravar o vídeo desejado sem ter que necessariamente baixar os programas e também excelentes programas de captura de streaming que precisam ser baixados em seu computador.

Grave vídeos em seu computador

Comparando os diferentes programas para gravar vídeos online, a preferência da maioria são programas que se precisa instalar: tudo se trata de privacidade.

O Aiseesoft Screen Recorder, por exemplo, tem muitos benefícios. Com ele você pode fazer vídeo-tutoriais, apresentações ou vídeos pessoais para usos futuros. Você também pode gravar chamadas de vídeo do Skype com seus amigos e familiares, ou gravar seus filmes favoritos do Netflix e vídeos do YouTube. Gravar vídeos se torna algo fácil!

Neste artigo, nós iremos lhe mostrar os 5 melhores programas para gravar vídeo em streming no mercado.


Os 5 melhores programas para gravar streaming de vídeo

Aiseesoft Screen Recorder

Aiseesoft Screen Recorder

O gravador de tela do PC da Aiseesoft conta com funções que atraem a atenção de muitos usuários. Este programa permite que o usuário escolha a área a ser gravada da tela como quiser, ou use a opção tela cheia. Existem duas opções de áudio para escolher, o áudio do sistema ou o áudio do microfone – podendo escolher somente um ou ambos ao mesmo tempo. Se você for gravar um vídeo do YouTube, por exemplo, é bom desligar o áudio do microfone para não interferir na qualidade sonora do vídeo. Se você quiser criar um vídeo tutorial, deve desligar o áudio do sistema e ligar o do microfone para que sua voz seja ouvida claramente. Para capturar uma chamada de vídeo do Skype, deve-se ligar tanto o áudio do sistema quanto o do microfone. Para melhorar, você também pode tirar screenshots para compartilhar online e definir o tempo final de sua gravação para não ter que ficar o tempo todo de olho na tela. As opções do cursor do mouse deste programa também deixam seus vídeos mais informativos, especialmente em vídeo-tutoriais.

Desvantagens: As funções de edição e conversão de vídeos ainda estão por vir. Se você quiser converter, editar ou melhorar a qualidade de seus vídeos, será necessário usar o Aiseesoft Video Converter Ultimate.


Como usar o Aiseesoft Screen Recorder para gravar streaming de vídeo?
  1. Para começar você deve baixar, instalar e abrir o programa para gravar a tela do PC.

  2. Grave a tela do seu computador

    Sob diversas circunstâncias, você pode precisar gravar a tela do computador: gravar conversas de vídeo do Skype, gravar apresentações importantes, gravar jogos no computador, gravar vídeos e músicas da internet, salvar vídeo-aulas da internet, entre outros. Como este tipo de coisas são comuns em nossas vidas, aqui você irá aprender a maneira mais simples para gravar sua tela com o Aiseesoft Screen Recorder.

    Como gravar a tela do Windows 7/8/10? Muitas pessoas se fazem perguntas do tipo, incluindo "Como gravar a tela do meu computador?", etc. no Yahoo Perguntas, reddit e outros fóruns da internet. Com o gravador de tela do PC da Aiseesoft você pode gravar a tela do seu computador e qualquer coisa que estiver aparecendo nela!

    Baixe a versão de teste do Aiseesoft Screen Recorder e experimente o programa agora mesmo! É bom lembrar, no entanto, que este é um gravador de tela para Windows, podendo gravar a tela do computador desde que seu sistema operacional seja o Windows. Caso seja, leia abaixo como gravar a tela de seu PC com facilidade!


    Como gravar a tela de um computador com Windows?
    1. Instale o programa para gravar a tela do PC

    2. Para começar, você deve baixar, instalar e abrir o Aiseesoft Screen Recorder em seu computador.

    3. Selecione a área que deve ser gravada

    4. Com o programa aberto para gravar conversas do Skype, vídeos ou gravar reuniões no computador com este programa, você deve ajustar a área que irá ser gravada. Com o Aiseesoft Screen Recorder você pode selecionar a tela inteira ou definir somente a área que desejar.

    5. Ajuste o áudio

    6. Se você quer gravar uma vídeo-conferência ou gravar uma conversa do Skype, você precisará ativar o áudio do sistema e do seu microfone. Clique em ambos os ícones de áudio para que eles sejam ativados.

      Ative o áudio do sistema e o microfone

      Se você quer gravar o streaming de um vídeo do YouTube, clipes, filmes online do Netflix ou de outros sites, você precisa ativar o áudio do sistema e desligar o do microfone. Por quê? Os ruídos ao seu redor irão reduzir a qualidade do seu vídeo, afetando seu áudio.

    7. Grave a tela de seu computador com este gravador de vídeos profissional

    8. Após ajustar a área de gravação e o áudio, abra a janela que deseja gravar. Por exemplo, se você quiser gravar filmes do Netflix, você deve abrir o filme desejado, selecionar a área do vídeo e clicar em "REC" no canto direito do programa para começar a gravação.

      Inicie a gravação de seus filmes ou vídeos

    Pronto! Você acabou de gravar a tela de seu computador. Se você quiser assistir o vídeo gravado em outros formatos, você pode converter os vídeos em WMV para outros formatos, como MP4 e MOV, e formatos de áudio como MP3 e AAC com o Aiseesoft Video Converter Ultimate.

  3. Agora, abra o vídeo em streaming que você deseja gravar e selecione a área de gravação com o programa. Se você precisar somente do áudio do sistema, desligue o áudio do microfone para evitar que os barulhos a sua volta afetem a qualidade sonora do vídeo gravado.

  4. Desligue o microfone

  5. Antes de gravar seu vídeo, você também pode definir o tempo total de gravação. Clique no ícone de relógio na interface do Aiseesoft Screen Recorder e insira o tempo final do vídeo na caixa correspondente.

  6. Por último, clique em "REC" para começar a gravar seu vídeo en streaming. O vídeo gravado será salvo no formato WMV.

  7. Grave seu vídeo

    Camtasia

    Camtasia

    O Camtasia é muito mais do que um simples gravador de vídeos. Com ele você pode criar vídeos profissionais facilmente, além de poder editar os vídeos gravados adicionando links, conteúdo e efeitos. Para melhorar, este programa para gravar a tela do seu computador lhe permite gerar o vídeo gravado em alta qualidade para que você possa enviar seu vídeo livremente para o YouTube e outros sites de compartilhamento.

    Desvantagens: Infelizmente o preço deste gravador de vídeos é maior do que outros softwares do mercado. É preciso pagar US$ 299,00 para utilizar a versão completa do programa. Além disto, os requerimentos de hardware deste gravador são altos: se o seu computador não estiver apto às necessidades de hardware do programa, seu vídeo será gravado com lentidão e travamentos.

    Jing

    Jing

    O Jing é outro programa para gravar streaming de vídeo, com funções de screenshots e uma simples interface muito fácil de se usar. Além disto, sendo uma ferramenta de gravação de vídeos grátis, você pode usá-lo diretamente – sem precisar de um registro.

    Desvantagens: O tempo limitado dos vídeos gravados: você só pode gravar sua tela e streaming de vídeo por 5 minutos, um tempo muito longe do necessário para um streaming. Além disto, se você quiser editar o vídeo gravado, é necessário usar um programa como o Camtasia após gravar os vídeos.

    CamStudio

    CamStudio

    O CamStudio não é o programa de gravação de vídeos mais avançado do mercado, oferecendo somente a simples função de gravar e uma interface básica. Sendo uma ferramenta grátis, ele o ajuda a gravar qualquer coisa em seu computador no formato AVI ou SWF. Embora não seja comparável a outros programas de gravação comerciais, este programa ainda dá bons resultados para se tirar screenshots e fazer demos.

    Desvantagens: As funções deste programa, embora básicas, são um pouco complicadas e confundem os usuários. Além disto, o programa não funciona bem em outros navegadores que não o Internet Explorer ao reproduzir os vídeos gravados, com telas brancas no Firefox e no Chrome. O CamStudio também não conta com uma versão para Mac.

    Apowersoft Free Online Screen Recorder

    Apowersoft Free Online Screen Recorder

    Este gravador é uma boa ferramenta online, permitindo que você capture o vídeos em streaming em tela cheia ou na área selecionada. Além disto, este programa faz com que seja possível gravar o áudio tanto do sistema quanto do microfone, ou ambos ao mesmo tempo.

    Desvantagens: Como dito no início do artigo, a melhor opção é um programa para gravar a tela de seu computador, e não uma ferramenta online. Um programa profissional e limpo para que você grave seus vídeos provavelmente lhe trará mais segurança e praticidade.

Também pode lhe interessar:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn