Os 5 melhores programas para gravar streaming de vídeo

Programas para gravar streaming de vídeo permitem gravar a tela de PC com facilidade. Existem muitos programas de gravação no mercado para diferentes necessidades, como programas para gravar vídeos online que lhe permitem gravar o vídeo desejado sem ter que necessariamente baixar tais programas, assim como excelentes ferramentas de captura de streaming que precisam ser baixadas em seu computador.

Grave vídeos em seu computador

Comparando os diferentes programas para gravar vídeos online, a preferência da maioria são programas que se precisa instalar: tudo se trata de privacidade.

O Aiseesoft Screen Recorder, por exemplo, tem muitos benefícios. Trata-se de um programa para gravar a tela do PC com o qual você pode fazer vídeo-tutoriais, apresentações ou vídeos pessoais para usos futuros. Você também pode gravar chamadas de vídeo do Skype com seus amigos e familiares, ou gravar seus filmes favoritos do Netflix e vídeos do YouTube. Gravar vídeos se torna algo fácil!

Neste artigo, nós iremos lhe mostrar os 5 melhores programas para gravar vídeo em streming no mercado.


Lista das 5 melhores ferramentas para gravar streaming de vídeo

  1. Aiseesoft Screen Recorder

  2. Aiseesoft Screen Recorder

    O gravador de tela do PC da Aiseesoft conta com funções que atraem a atenção de muitos usuários. Este programa permite que o usuário escolha a área a ser gravada da tela como quiser, ou use a opção tela cheia. Existem duas opções de áudio para escolher, o áudio do sistema ou o áudio do microfone – podendo escolher somente um ou ambos ao mesmo tempo. Se você for gravar um vídeo do YouTube, por exemplo, é bom desligar o áudio do microfone para não interferir na qualidade sonora do vídeo. Se você quiser criar um vídeo tutorial, deve desligar o áudio do sistema e ligar o do microfone para que sua voz seja ouvida claramente. Para capturar uma chamada de vídeo do Skype, deve-se ligar tanto o áudio do sistema quanto o do microfone. Para melhorar, você também pode tirar screenshots para compartilhar online e definir o tempo final de sua gravação para não ter que ficar o tempo todo de olho na tela. As opções do cursor do mouse deste programa também deixam seus vídeos mais informativos, especialmente em vídeo-tutoriais.

    Desvantagens: As funções de edição e conversão de vídeos ainda estão por vir. Se você quiser converter, editar ou melhorar a qualidade de seus vídeos, será necessário usar o Aiseesoft Video Converter Ultimate ou outro programa dedicado.


  3. Camtasia

  4. Camtasia

    O Camtasia é muito mais do que um simples gravador de vídeos. Com ele você pode criar vídeos profissionais facilmente, além de poder editar os vídeos gravados adicionando links, conteúdo e efeitos. Para melhorar, este programa para gravar a tela do seu computador lhe permite gerar o vídeo gravado em alta qualidade para que você possa enviar seu vídeo livremente para o YouTube e outros sites de compartilhamento.

    Desvantagens: Infelizmente o preço deste gravador de vídeos é maior do que outros softwares do mercado. É preciso pagar US$ 299,00 para utilizar a versão completa do programa. Além disto, os requerimentos de hardware deste gravador são altos: se o seu computador não estiver apto às necessidades de hardware do programa, seu vídeo será gravado com lentidão e travamentos.


  5. Jing

  6. Jing

    O Jing é outro programa para gravar streaming de vídeo, com funções de screenshots e uma simples interface muito fácil de se usar. Além disto, sendo uma ferramenta de gravação de vídeos grátis, você pode usá-lo diretamente – sem precisar de um registro.

    Desvantagens: O tempo limitado dos vídeos gravados, você só pode gravar sua tela e streaming de vídeo por 5 minutos, um tempo muito longe do necessário para um streaming. Além disto, se você quiser editar o vídeo gravado, é necessário usar um programa como o Camtasia após gravar os vídeos.


  7. CamStudio

  8. CamStudio

    O CamStudio não é o programa de gravação de vídeos mais avançado do mercado, oferecendo somente a simples função de gravar e uma interface básica. Sendo uma ferramenta grátis, ele o ajuda a gravar qualquer coisa em seu computador no formato AVI ou SWF. Embora não seja comparável a outros programas de gravação comerciais, este programa ainda dá bons resultados para se tirar screenshots e fazer demos.

    Desvantagens: As funções deste programa, embora básicas, são um pouco complicadas e confundem os usuários. Além disto, o programa não funciona bem em outros navegadores que não o Internet Explorer ao reproduzir os vídeos gravados, com telas brancas no Firefox e no Chrome. O CamStudio também não conta com uma versão para Mac.


  9. Apowersoft Free Online Screen Recorder

  10. Apowersoft Free Online Screen Recorder

    Este gravador é uma boa ferramenta online, permitindo que você capture o vídeos em streaming em tela cheia ou na área selecionada. Além disto, este programa faz com que seja possível gravar o áudio tanto do sistema quanto do microfone, ou ambos ao mesmo tempo.

    Desvantagens: Como dito no início do artigo, a melhor opção é um programa para gravar a tela de seu computador, e não uma ferramenta online. Um programa profissional e limpo para que você grave seus vídeos provavelmente lhe trará mais segurança e praticidade.


    Como gravar streaming de vídeo com o Aiseesoft Screen Recorder
    1. Primeiramente, instale o programa para gravar a tela do PC no seu computador.

    2. Abra o link do streaming de vídeo e selecione a área que deseja gravar. Se você quiser gravar somente o áudio certifique-se de desligar o microfone para evitar a captura de ruídos ao seu redor.

    3. Desligue o microfone

    4. Antes de gravar seu vídeo, você também pode definir o tempo total de gravação. Clique no ícone de relógio na interface do Aiseesoft Screen Recorder e insira o tempo final do vídeo na caixa correspondente.

    5. Por último, clique em "REC" para começar a gravar seu vídeo em streaming. O vídeo gravado será salvo no formato WMV.

    6. Grave seu vídeo

    Fácil, certo? Baixar vídeos de qualquer site nem sempre é simples, mas gravar a tela do PC é ser uma alternativa viável.

    Também pode lhe interessar:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn