Qual o melhor gravador de vídeos para capturar vídeos da webcam?

Quais os melhores programas para gravar vídeos da webcam

"Eu quero fazer um vídeo ao vivo cozinhando e compartilhar com meus amigos, mas eu também quero salvar o vídeo ao vivo na minha câmera para guardá-lo. Meu computador só permite que eu mostre meu vídeo, sem permitir que eu grave-o. Existe algum programa bom para gravar vídeos da webcam?" - Roberto

"Devido ao meu trabalho, eu preciso gravar vídeos da webcam e a tela do computador com frequência. Estes programas para gravar a webcam online funcionam, mas eu não quero expôr minhas informações de negócios na internet. Existe algum programa para gravar a tela que suporte gravar vídeos da webcam e também a tela do computador?" - Murilo

Em nosso dia-a-dia, usamos a webcam de nossos computadores por muitas razões. Você pode usá-la para entrar em contato com amigos, familiares ou conhecidos, pode usá-la para fazer vídeo-tutorais de cozinha ou maquiagem, ou até mesmo fazer vídeos ao vivo. Porém, se você quiser fazer um vídeo ao vivo para enviar para o YouTube ou salvar em seu computador, precisará de um programa para gravar os vídeos da sua webcam. Quando se trata deste problema e de como gravar um vídeo da webcam, você provavelmente já pensa em uma grande dor de cabeça. Qual o melhor programa para gravar sua webcam? Como gravar um vídeo da webcam? Leia este artigo e nunca mais se preocupe com estas questões.


Qual o melhor programa para gravar vídeos da webcam

Se você procurar no Google por gravadores de webcam, encontrará diversos programas para gravar vídeos da webcam. Você provavelmente encontrará programas grátis para gravar vídeos da webcam para Mac ou Windows, além de programas pagos. Mas qual deles você precisa? Veja as descrições abaixo.


Sites para gravar vídeos da webcam online

Nem todos os gravadores de vídeo da webcam lhe permitem gravar vídeos como o Skype (o Skype lhe permite gravar a tela do Skype com um gravador online nativo). Assim, você precisará de outros programas para gravar os vídeos de sua webcam caso não vá usar ferramentas de chats online.

Online webcam video recorder

Este gravador de webcam online foi desenvolvido pela Toolster, um serviço online universal. Esta ferramenta é totalmente gratuita e você só precisa do Adobe Flash Player e sua permissão (Clique em "Permitir" no pop-up que aparecer) para acessar sua webcam. Após preparar sua câmera, clique em "Start recording" para iniciar a gravação de seu vídeo da webcam. O site lhe permitirá selecionar seu microfone, quadros por segundo e um nível de som ou mudo. O vídeo gravado será salvo em FLV e você poderá pré-visualizar e baixar o vídeo gravado.

Online webcam video recorder

Prós:

  • O programa é totalmente grátis para gravar vídeos da webcam no Mac ou Windows.

  • Você não precisará baixar nenhum programa para gravar vídeos em sua webcam.

Contras:

  • Você só poderá gravar 2 minutos de vídeo.

  • Este não é um método seguro para gravar vídeos pessoais ou de negócios com sua webcam.

  • O vídeo gravado pode ficar se "arrastando" durante a pré-visualização.

Leia também: Como gravar a tela de um Mac

Video Recorder

Este é outro gravador de vídeos online gratuito que só precisa de seu computador, webcam e uma conexão à internet. Com ele você pode gravar vídeos da webcam e tirar fotos diretamente de seu navegador. Em sua interface pop-up de permissões você terá acesso a configurações flexíveis de áudio para seu microfone e armazenamento do arquivo ems eu computador, Google Drive ou Dropbox. Você pode selecionar a área de gravação em tela cheia ou espelhada. A qualidade do vídeo gravado também pode ser escolhida. Sua interface é simples e fácil de usar para gravar vídeos da webcam.

Video Recorder

Prós:

  • Este programa pode gravar vídeos com um tamanho ilimitado gratuitamente.

  • É seguro salvar as gravações de sua webcam com este site.

Contras:

  • Uma conexão à internet um pouco lenta irá interromper a gravação de sua webcam com frequência.

  • Não há nenhum tipo de suporte para problemas ao gravar os vídeos da webcam com o site.

Leia também: Como gravar áudios em um Mac ou PC

Aqui você provavelmente chegou a conclusão de que sites para gravar vídeos da webcam são gratuitos para usos casuais. Porém, alguns tem limitações de tempo, problemas de segurança e problemas relacionados à conexão. Assim, é preciso tomar cuidado ao gravar vídeos da webcam com sites online de captura de vídeo.


Programas para gravar vídeos da webcam no Windows ou Mac

Se você tiver vídeos pessoais para gravar com sua webcam, sua melhor opção é usar programas para gravar vídeos da webcam em seu PC ou Mac de forma privada.

Aiseesoft Screen Recorder

O Screen Recorder é um programa para gravar vídeos da webcam que lhe permite gravar vídeos da webcam e a tela de seu computador. Para isto, é só baixar o programa, certificar-se de que sua webcam está ligada e abrir o Screen Recorder. Você pode selecionar a área de gravação de sua webcam e tela, ajustar o áudio do sistema ou microfone, a qualidade de vídeo e selecionar o formato MP4 ou WMV para gravar vídeos da sua webcam. Além disto, o programa suporta gravação de vídeos multi-tela caso você tenha mais de um monitor ligado ao seu computador. Após a gravação você poderá pré-visualizar seu vídeo antes de salvá-lo em minutor, devido a uma compressão rápida em tempo real.

Aiseesoft Screen Recorder

Prós:

  • Este é um programa seguro para gravar vídeos pessoais da webcam e da tela de seu computador no Windows 10/8/7/Vista/XP.

  • Não há limitação de tempo para gravar vídeos de sua webcam.

  • O programa lhe permite tirar fotos de sua webcam para salvá-las em seu computador.

Contras:

  • A versão grátis do programa lhe permite gravar 2 minutos de sua webcam.

  • Por enquanto, o programa só oferece uma versão para Windows, sem suporte a Mac.

Movavi Video Editor

O Movavi Video Editor é um programa para gravar vídeos da webcam para Windows e Mac. Você precisa baixar este programa de sua página oficial e instalá-lo em seu PC ou Mac. Após abrir o programa, você pode clicar em "Record Video" para iniciar a captura diretamente de sua webcam ou para ajustar configurações como resolução do vídeo, dispositivo de captura de vídeo e áudio, pasta de destino para salvar os arquivos, etc. Após parar a gravação do vídeo da webcam, você pode salvar os arquivos diretamente ou editá0los. O programa oferece funções de edição como transições, títulos, filtros, recortar, fade-in e fade-out de áudio.

Movavi Video Editor

Prós:

  • O programa lhe permite gravar vídeos da webcam com uma resolução HD de até 1080p.

  • Você pode enviar seus vídeos da webcam para o YouTube, Facebook, Google+, etc.

  • Este programa lhe permite editar os vídeos gravados da webcam diretamente.

Contras:

  • O Movavi apresenta uma tela em branco durante a pré-visualização de sua gravação.

  • Após a gravação, o vídeo pode ser convertido para MP4/MOV/FLV/AVI, etc. o que leva mais tempo para salvar vídeos gravados da webcam em seu Windows ou Mac.

  • A versão de testes do programa irá sobrescrever o arquivo de gravação original.

Free2X Webcam Recorder

Este é um programa grátis para gravar vídeos da webcam no Windows 10/8/7/Vista/XP. Após abrir este programa em seu computador, você deve clicar em "Connect" para que o programa detecte sua webcam. Os óbvios menus de gravar, tirar fotos, adicionar marcas d'água, atalhos, etc. lhe permitem gravar vídeos de sua webcam com várias funções de forma fácil. Você pode, também, ajustar um horário para que este programa inicie ou pare a gravação automaticamente. Os vídeos gravados da webcam podem ser salvos em AVI ou WMV e você pode abri-los diretamente com o Windows Media Player ou com o VLC Player. Além disto, este programa pra gravar vídeos da webcam é gratuito, embora você possa doar US$ 25 se estiver disposto. Todas as doações são consideradas como presente e não são devolvidas.

Free2X Webcam Recorder

Prós:

  • É muito fácil gravar vídeos de sua webcam com este programa.

  • O programa é gratuito.

Contras:

  • O programa salva suas gravações da webcam automaticamente sem qualquer opção. Você só pode clicar em "File Manager" para deletar ou abrir suas gravações.

  • O processo de gravação ocasionalmente apresenta travamentos.

Agora que você já conhece os principais programas para gravar vídeos da webcam em seu computador de forma privada, é só escolher o seu preferido na lista acima!


Como gravar vídeos da webcam

Após ver a lista acima, você provavelmente já decidiu qual programa você realmente precisa. Agora, nós iremos usar um deles como exemplo para mostrá-lo como gravar vídeos da webcam. Neste caso, usaremos o Aiseesoft Screen Recorder. Para começar, baixe e instale o Screen Recorder em seu computador.

Conecte ou ligue a câmera em seu computador

Antes de começar a gravar vídeos com um programa, você precisa se certificar de que conectou sua webcam USB ou ligou a webcam de seu notebook.

Instale o Screen Recorder

Após baixar o Aiseesoft Screen Recorder em seu computador, instale e abra o programa. Após isto, selecione a área de gravação desejada em sua tela.

Grave vídeos com a webcam

Após ajustar todas as configurações necessárias, clique em "REC" para iniciar a gravação de sua webcam. Quando desejar, clique no botão de parar para pré-visualizar e salvar sua gravação no computador.

Grave vídeos da webcam com o Screen Recorder

Preste atenção no seguinte:

  1. Você precisa selecionar a área de gravação manualmente para gravar somente o vídeo da sua webcam.

  2. Este programa para gravar vídeos da webcam no Windows lhe permite gravar também a tela de seu computador para mostrar outras informações às pessoas que assistirão o vídeo.

  3. Além de gravar o áudio de seu microfone, você também pode gravar o áudio do sistema e adicioná-lo ao vídeo de sua webcam, como, por exemplo, músicas online.

  4. O programa lhe permite gravar qualquer vídeo passando em sua tela, como vídeos do YouTube, jogos, músicas online, etc. Assim, você pode salvar vídeos do YouTube ou baixar músicas do SoundCloud de maneira especial.

Também pode lhe interessar:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn