Os 5 melhores programas de captura de vídeo

A internet e os dispositivos inteligentes deixam nossa vida cada vez mais fácil e divertida. E, é lógico, milhares de pessoas assistem vídeos na internet para saber o que está acontecendo a sua volta, ao invés de lerem jornais ou assistirem televisão. E o que muitas pessoas tem interesse de fazer ao assistir um bom vídeo online ou ter uma boa conversa por vídeo com amigos pela internet? Você pode querer gravá-los! Caso você esteja nesta situação, leia este artigo para encontrar um programa para gravar vídeos que seja ideal para você e aprenda como usá-lo para gravar a tela de seu computador.

Os melhores programas para gravar vídeos

1. Debut Video Capture Software

O Debut Video Capture Software é o mais famoso programa de captura de vídeo da categoria. Com ele, os usuários podem gravar vídeos de webcam, gravar dispositivos externos ou a tela do computador e gravar streamings de vídeo em alta qualidade. Além disto, o programa lhe permite gravar o áudio do microfone e do sistema simultaneamente. Com o Debut Video Capture Software você pode gravar vídeos em AVI, FLV, MPG, MP4, MOV, WMV e outros formatos de vídeo, além de poder editar as gravações adicionando legendas, modificando cores e efeitos de vídeo e ajustando a resolução, tamanho e taxa de quadros. Este programa funciona com o VideoPad Video Editor Software e, mais importante, conta com uma versão grátis que permite aos usuários gravarem vídeos ou a tela do computador para usos não-comerciais. O Debut Video Capture Software suporta o Windows 10, 8, 7, Vista, XP e Mac OS X 10.4 ou superior.

Prós: Fácil de usar, com instruções claras e uma interface amigável para que o usuário grave exatamente o que quiser. Suporta vários formatos de áudio e vídeo, além de edição. Funciona com Windows e Mac.

Contras: O Debut Video Capture Software baixa e instala automaticamente programas adicionais para reproduzir os vídeos, e os usuários não podem minimizar a janela de reprodução.

2. CamStudio TM

O CamStudio é um programa de captura de vídeo open source. Sim, é um programa grátis para gravar a tela do computador e salvar as gravações no formato AVI! Este programa pode gravar vídeos da webcam, streamings de vídeo e áudio de sites de compartilhamento de vídeos, permitindo que os usuários convertam os vídeos gravados em AVI para o formato SWF, um formato bom para compartilhamento de vídeos online. O CamStudio pode melhorar a qualidade do vídeo e do áudio, além de permitir a adição de legendas às gravações.

Prós: Totalmente gratuito. O programa pode gravar vídeos com alta qualidade de vídeo e áudio, permitindo que os usuários editem suas gravações antes de salvá-las. É possível, também, compartilhar suas gravações diretamente do programa para o YouTube, Google Drive, etc.

Contras: O programa trava com frequência durante as gravações.

3. Bandicam Screen Recorder

O Bandicam é o mais avançado programa para gravar a tela de seu computador, especializado na gravação de gameplays, vídeos de webcam e streamings de vídeo. Este programa pode capturar tudo na tela de seu seu computador com alta qualidade e salvar as gravações no formato AVI ou MP4, comprimindo os vídeos durante a gravação e usando baixos recursos de CPU/RAM. Além disto, o programa permite que seus usuários compartilhem os vídeos gravados com o YouTube e outros sites sem precisar convertê-los. O Bandicam funciona no Windows 10, 8, 7, Vista e XP.

Prós: Pode gravar em tela cheia ou somente uma área personalizada, no formato AVI e MP4. As screenshots tiradas pelo programa podem ser salvas em BMP, PNG e JPG. O programa é fácil de usar e o mais profissional da área para gravar gameplays.

Contras: Algumas funções não estão disponíveis – o programa não oferece funções de edição para que os usuários editem os vídeos gravados.

4. Fraps

O Fraps é um programa de captura de tela usado principalmente para gravar jogos com as avançadas tecnologias DirectX ou OpenGL. É um programa de gravação de vídeos em tempo real para gravar a tela de seu computador. O Fraps pode gravar seus gameplays enquanto você joga, além de poder gravar filmes e músicas com qualidades incríveis de imagem e som. Porém, o programa é pago. A versão de testes é gratuita e permite a gravação de vídeos de até 30 segundos com uma marca d'água do Fraps. O programa suporta o sistema Windows.

Prós: Fácil de usar e pode gravar gameplays de maneira rápida e clara. Suporta a gravação do áudio do sistema e do microfone simultaneamente e é um dos programas de captura de vídeo mais confiáveis do mercado.

Contras: Não oferece opções de conversão de vídeo.

5. Aiseesoft Screen Recorder

O Aiseesoft Screen Recorder é um programa profissional para gravar vídeos, podendo gravar tudo que se passa na tela de seu computador com alta qualidade de som e imagem. Você pode capturar vídeos de webcam, streamings de vídeo e vídeos de dispositivos externos, além de poder tirar screenshots de suas gravações. O programa oferece opções para definir a área de gravação, gravar em tela cheia, definir o tempo total de gravação, destacar o cursor do mouse e pré-visualizar o vídeo antes de salvá-lo. Com ele, você poderá gravar vídeos em excelente qualidade no formato WMV. O Screen Recorder suporta o Windows 10, 8, 7,Vista e XP. A versão de testes do programa é grátis, mas limitada a 2 minutos de gravação.

Prós: Pode gravar qualquer coisa na tela de seu computador com alta qualidade. É relativamente mais barato que outros softwares da categoria, oferecendo funções até mesmo melhores. Fácil de usar.

Contras: Só oferece um formato de gravação.


Como gravar a tela de seu computador com o Screen Recorder

O Screen Recorder é, com certeza, o melhor programa para gravar vídeos de webcam, vídeos online, streamings de vídeo e a tela de seu computador no geral. Veja a seguir como gravar a tela de seu computador com a ajuda do Aiseesoft Screen Recorder.

Passo 1. Para começar, baixe e instale o Aiseesoft Screen Recorder em seu computador.

Passo 2. Procure um vídeo ou áudio que você deseje gravar.

Passo 3. Ajuste as configurações do Screen Recorder

Abra o programa, desligue o áudio do microfone e ligue o áudio do sistema. Personalize a área de gravação e a taxa de quadros.

Ajuste as configurações do programa

Passo 4. Grave o vídeo ou áudio desejado

Após encontrar o vídeo que você deseja gravar, clique em "REC" no programa e, imediatamente, reproduza o vídeo que você quer gravar.

Grave seu vídeo ou áudio

Passo 5. Pré-visualize e salve o vídeo gravado

Após concluir a gravação, pré-visualize seu vídeo. Você pode tirar screenshots do vídeo gravado clicando no ícone da câmera abaixo da pré-visualização, se desejar. Quando terminar, salve o vídeo em seu computador.

Pré-visualize seu vídeo

Deve-se lembrar, porém, que as gravações são salvas no formato WMV. Versões futuras do programa irão suportar outros formatos de gravação.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn