Os melhores aplicativos para gravar a tela de seu dispositivo Android ou iOS

Os melhores apps para gravar a tela de seu celular

Gravadores de tela podem ser muito úteis caso você queira gravar um vídeo-tutorial para ajudar seus amigos ou outras pessoas a aprenderem certas coisas, como usar um aplicativo ou até mesmo preparar uma apresentação. Com os gravadores de tela que listamos abaixo, você poderá criar vídeos do que estiver fazer em seu celular e salvar estas gravações para enviá-las aos seus amigos ou diretamente para o YouTube.

Existem muitos aplicativos para gravar telas, mas aqui nós iremos lhe mostrar somente os melhores e que podem ajudá-lo a gravar qualquer ação que você fizer na tela de seu celular Android ou iPhone/iPad.


Os 5 melhores aplicativos para gravar a tela do Android

Com o aumento cada vez maior do número de dispositivos Android no mercado, cada vez mais pessoas utilizam este sistema. Porém, há ainda a dificuldade de gravar a tela destes dispositivos e, por este motivo, iremos lhe mostrar os 5 melhores gravadores de tela para Android na lista abaixo.

Shou

Embora o Shou ainda esteja em fase de desenvolvimento, este aplicativo lhe oferece diversas funções de gravação não oferecidas por outros. Você pode usar o Shou para gravar a tela de seu celular com som estéreo e até mesmo tirar screenshots simplesmente balançando seu dispositivo. É preciso se juntar à comunidade do Google+ do aplicativo antes de poder usá-lo.

Ao usar o Shou, você notará que não há limite de tempo para suas gravações. Você pode selecionar o codec, orientação, fonte, resolução e taxa de bits nas configurações de gravação. Não se preocupe com o número de permissões que o aplicativo pede, pois ele realmente oferece inúmeras funções que as necessitam.

Shou

SCR Screen Recorder Free

O SCR é outro aplicativo para gravar a tela do Android que lhe permite gravar até 3 minutos de vídeo em sua versão gratuita. Embora este aplicativo não tenha uma interface principal, ele consiste de um overlay com uma pequena caixa retangular contendo 3 botões: um para iniciar a gravação, um para as configurações e outro para sair do aplicativo. Após iniciar as gravações, você irá notar que o overlay à direita de sua tela indica que o aplicativo está gravando.

Para parar a gravação, você pode desligar sua tela por 2 segundos ou simplesmente re-abrir o app. Existem muitas funções que você pode experimentar nas configurações deste aplicativo, como codec de vídeo, resolução, transformação de imagem usando GPU ou CPU, indicação de taxa de bits, taxa de quadros (limitada pelo seu celular) e muito mais.

Após terminar a gravação, o vídeo será salvo no formato MP4 automaticamente. Se você quiser somente um arquivo de áudio no formato MP3, por exemplo, precisará converter os arquivos MP4 para MP3 com um conversor de vídeos como o Aiseesoft Video Converter Ultimate.

SCR Screen Recorder Free

Screen Recorder for KitKat

O Screen Recorder for KitKat é um aplicativo simples e fácil de se usar que pode ser baixado gratuitamente pela Google Play. Com este app você poderá ajustar sua resolução preferida, taxa de bits e girar o vídeo como quiser. Você pode gravar até 180 segundos de vídeo e, para iniciar sua gravação, só precisa tocar em "Record" após abrir o aplicativo.

Durante a gravação, você poderá ver o status da gravação através da barra de notificação do seu celular. Um som e uma vibração irão lhe avisar quando a gravação terminar. Todas as gravações podem ser acessadas na pasta "Screen Recorder" de seu cartão SD.

Screen Recorder for KitKat

REC.

O REC. é um aplicativo de gravação de tela profissional para Android que dispõe de uma interface simples e elegante. Ao abrir este aplicativo, você pode ajustar a taxa de bits e a duração de acordo com suas preferências e, para iniciar a gravação, só precisa tocar em "Record" na parte inferior do mesmo.

Após tocar em "Record", o aplicativo irá contar de 1 a 10 e, durante este período, você terá tempo o suficiente para preparar aquilo que deseja gravar. Você pode parar sua gravação tocando em "Stop". A versão gratuita do app pode gravar somente 5 minutos de vídeo e 30 segundos de áudio. Se você quiser gravar por mais tempo, pode atualizá-lo para sua versão paga.

REC.

AZ Screen Recorder

O AZ Screen Recorder é o melhor aplicativo para gravar a tela de seu Android. Com este app, você pode gravar a tela de celulares Android como o Samsung Galaxy Note 6/5/4/3/2, Galaxy S7/S6/S5/S4 Edge, Sony Xperia X5/4/3/2, Huawei Ascend P9/8/7/6, Mate 8/7/6, etc. e o melhor de tudo: sem precisar de root em seu celular, sem limites de tempo, sem marcas d'água, sem propagandas e de maneira muito fácil de usar. Este aplicativo lhe permite gravar vídeos incríveis oferecendo todas as funções que voc~e precisa com uma interface simples e elegante.

O AZ Screen Recorder permite a gravação de vídeos em HD e Full HD, além de ser um dos únicos aplicativos de gravação de tela da Google Play Store que pode pausar e continuar a gravação de seus vídeos.

AZ Screen Recorder

Nota: Você gostaria de gravar, também, a tela de seu computador? Com o Aiseesoft Screen Recorder você pode gravar a tela de seu PC, o áudio do sistema e o áudio do microfone de maneira fácil e rápida! Baixe o programa em seu computador através do link abaixo e divirta-se.


Os 5 melhores aplicativos para gravar a tela do iPhone/iPad

Nos últimos tempos os dispositivos iOS têm ficado cada vez mais populares, embora problemas para gravar a tela deles seja algo cada vez mais comum. Por isto, usuários do iOS tendem a usar o simulador do Mac para gravar vídeos das telas de seus dispositivos como o iPad Pro, iPad 4/3/2/Air/Air 2, iPad Mini 4/3/2, iPad Mini e iPod Touch 6/5, iPhone SE/6s/6s Plus/6 Plus/6/5s/5c/5/4s/4. Aqui, iremos lhe mostrar os 5 melhores aplicativos para gravar a tela de seu iPhone/iPad.

Grave vídeos diretamente de seu iPhone ou iPad

Se você fez jailbreak em seu iPhone ou iPad, poderá gravar sua tela sem o uso de cabos ou de um computador. Você pode simplesmente usar um aplicativo como o Display Recorder no Cydia. Várias opções lhe permitem definir o formato de vídeo/áudio (embora você não possa gravar o áudio do sistema), a taxa de quadros e se você deseja mostrar os toques ou se o celular deve ficar na orientação de retrato ou paisagem.

Display Recorder

Elgato

Agora as pessoas sabem como é simples e fácil gravar a tela de um dispositivo iOS com o QuickTime Player. Porém, antes disto, as pessoas usavam dispositivos de capturas para jogos como o Elgato.

O Elgato oferece uma saída HDMI e suporta resoluções de 1080p60, 1080p30, 1080i, 720p60, 720p30 e o avançado codec H.264. Com este gravador, voc~e pode capturar seus jogos e gravar vídeos para compartilhá-los no YouTube, Facebook e Twitter com uma função de gravação com flashback.

Elgato

Reflector

Quando as pessoas recém começaram a gravar suas telas, também era comum um aplicativo chamado Reflector, que é usado para gravar vídeos ao vivo. Atualmente, o Reflector 2 custa US$ 14,99 e pode ajudá-lo a gravar tudo que acontece na tela de seus dispositivos iOS.

O melhor sobre o Reflector é que não precisa de nenhum cabo: somente seu iPhone (ou iPad) e seu Mac.

O Reflector lhe permite gravar a tela de seu iPhone em até 60 quadros por segundo e lhe permite incluir quadros do dispositivo durante a gravação. Porém, é impossível gravar com uma resolução tão alta quanto a do QuickTime Player (1080x1920 com um iPhone 6 Plus, por exemplo).

Reflector

ScreenFlow

O ScreenFlow oferece uma maneira similar de se gravar a tela de seu dispositivo iOS, como o QuickTime. A vantagem deste programa é que ele pode editar seus vídeos além de gravá-los. Porém, considerando que o QuickTime é gratuito, você pode experimentá-lo antes para ver se atende suas necessidades.

Antes de gravar sua tela, você precisa simplesmente conectar seu dispositivo iOS ao seu Mac com um cabo USB e abrir o ScreenFlow. A ferramenta irá detectar automaticamente seu dispositivo e lhe dar uma opção para gravar sua tela. Após isto, você poderá gravar a tela de seu iPhone facilmente, incluindo os modelos iPhone SE/6s/6s Plus/6 Plus/6/5s/5c/5/4s/4.

ScreenFlow

QuickTime Player

Este programa pode suportar o iOS 8 e superior e só precisará de seu dispositivo e um cabo USB para conectá-lo. Tendo o QuickTime Player você não precisará de nenhum programa ou hardware adicional para gravar a tela de seu dispositivo iOS.

O QuickTime Player é prático e fácil de se usar, permitindo que você corte seu vídeo antes de salvá-lo. Desta forma, você poderá manter somente a parte que você precisa salva.

Ao gravar sua tela, os vídeos serão salvos no formato MOV e, infelizmente, nem todos os players suportam este formato. Nestas situações, você precisará converter os arquivos MOV para AVI.

QuickTime Player

Além dos aplicativos de gravação de tela para Android e iPhone/iPad mostrados acima, você também pode gravar a tela de seu Windows com um programa como o Aiseesoft Screen Recorder de maneira fácil e rápida.

Bom, após esta lista, não faltam aplicativos para você escolher! Selecione um aplicativo para gravar a tela de seu Android ou iPhone/iPad e divirta-se!

Caso você queira gravar a tela de seu computador, assista o vídeo abaixo e aprenda detalhadamente:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn