Os 5 melhores programas para gravar a tela do Windows

Gravar a tela do seu computador pode ser muito útil quando se precisa gravar um tutorial para ajudar alguém a aprender a usar um programa, gravar gameplays de jogos ou preparar uma apresentação. Gravar, aqui, é no sentido de criar um vídeo de qualquer coisa que você esteja fazendo em sua área de trabalho, salvar o vídeo em seu computador e enviar para um amigo ou para o YouTube.

Nós criamos uma lista com os 5 melhores programas para gravar a tela do seu computador com alta qualidade – todos os programas foram testados e são recomendados pessoalmente por nós! Veja abaixo:


  1. Aiseesoft Screen Recorder
  2. O Aiseesoft Screen Recorder é um programa para gravar a tela de seu computador com alta qualidade, oferecendo inúmeras funções úteis e sendo incrivelmente leve e fácil de se usar.

    Aiseesoft Screen Recorder

    Entre as possibilidades deste programa, se destaca o uso para jogos devido a sua leveza – o programa não afetará o desempenho de seus jogos. Além disto, você pode usar o Screen Recorder para gravar vídeos do YouTube, chamadas de vídeo do Skype e tudo mais que você quiser, com a mais alta qualidade possível. A praticidade e eficiência desse programa é impressionante. Disponibilizo o link abaixo para quem quiser testar.



  3. BlueBerry FlashBack Express Recorder
  4. O BB FlashBack Express Recorder lhe permite usar sua webcam para gravar seu rosto enquanto grava a tela de seu computador. Após parar a gravação, o programa cria um arquivo FBR que pode ser editado com seu editor de vídeo nativo.

    BlueBerry FlashBack Express Recorder

    Se você não quiser gravar sua webcam junto a sua área de trabalho, pode pular a parte do editor e simplesmente exportar o vídeo gravado em AVI. Você também pode usar o programa para posicionar e ajustar o tamanho da gravação de sua webcam antes de exportar o vídeo. O programa é gratuito por 30 dias após a criação de uma conta.


  5. Screenr
  6. O Screenr é uma maneira interessante de compartilhar a gravação de sua tela online sem instalar um programa em seu computador, embora precise de Java para funcionar. Você só precisa selecionar uma área em sua tela que deseje gravar (máx. de 5 minutos).

    Screenr

    Após a gravação, você receberá um link para compartilhar. Você também pode exportar seu vídeo no formato MP4 ou enviá-lo para o YouTube.


  7. Rylstim Screen Recorder
  8. O Rylstim simplesmente grava a tela após você pressionar o botão "Start Record". Isto é útil para pessoas que não querem configurar nada, somente gravar a tela de forma básica. Este programa não grava o som de dispositivos de entrada, como seu microfone, por exemplo.

    Rylstim Screen Recorder

    As únicas opções disponíveis deste programa são a possibilidade de mostrar os cliques do botão esquerdo ou direito do mouse no vídeo. Se você habilitar esta opção, um círculo vermelho irá aparecer no seu cursor ao clicar com o botão esquerdo e um círculo verde irá aparecer para os cliques do botão direito.


  9. CamStudio
  10. O CamStudio oferece muitas opções para ajustar o modo como grava sua tela. Você pode habilitar ou desabilitar o cursor do mouse, gravar sons de programas ou de um microfone e habilitar anotações personalizadas na tela.

    CamStudio

    Você também pode selecionar a gravação de uma área em particular na sua tela ou a janela de somente um programa, para que o resto de sua área de trabalho não apareça no vídeo. O programa pode gravar em diferentes taxas de quadros, como 1 QPS, por exemplo (1 quadro por segundo) para criar um efeito de timelapse no vídeo, ou 30 QPS para um vídeo em velocidade normal.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn