Algumas maneiras de conseguir conteúdo em 4K

Resolução 4K

A tecnologia avança muito mais rápido do que a gente pode imaginar. E para dar uma olhadinha nas tendências eletrônicas dos anos seguintes, a CES (Consumer Electronic Show) é o melhor lugar para se ir. Na CES 2014, a palavra mais comentada no que diz respeito às televisões foram "4K", "Ultra HD" e "UHD TV". Quase todos os fabricantes de TV que apareceram no CES 2014 aumentaram seu suporte para 4K, também chamado de Ultra HD. Sua resolução incrivelmente alta, imagens nítidas e qualidade de som imersiva são um encanto tremendo para todo entusiasta. Mas o que detém os consumidores de comprarem as TVs em 4K é, definitivamente, a potencial queda de preço que deve ocorrer em breve e a escassez de conteúdo na resolução 4K para se assistir.

TVs 4K existem aos montes, mas a disponibilidade de conteúdo em 4K ainda é limitada. Na CES 2014, a maioria dos vídeos demonstrativos reproduzidos nas televisões 4K são vídeos Ultra HD escalados de um sinal 1080P HD, ou vídeos de streaming em 4K sem uma fonte definida. Esta situação irá continuar até que novos métodos sejam criados e se popularizem. Talvez no futuro, os consumidores possam ter acesso a conteúdo 4K através de 3 maneiras: serviços de streaming de mídia, discos Blu-ray com filmes em 4K e transmissão televisiva.

Nota:Com o Aiseesoft Video Converter Ultimate é possível baixar vídeos 4K do YouTube, Vimeo e outros sites de compartilhamento de vídeos. Além disso, o programa permite converter os vídeos 4K baixados para qualquer formato de vídeo, como MP4, AVI e muitos outros.

Netflix, Amazon, M-GO e o Youtube são as quatro maiores plataformas de streaming que planejam oferecer conteúdo em Ultra HD 4K em 2014. Já existiam vídeos em 4K no Youtube, utilizando seu próprio codec VP9. Ainda não temos certeza de quanta banda será necessário, mas o Netflix e o M-GO anunciaram que seus streams em Ultra HD vão exigir uma conexão de menos de 15 Mbps. Provavelmente eles irão usar o codec H.265 (HEVC) ao invés do VP9. O Netflix planeja iniciar o streaming em 4K com alguns documentários e com a segunda temporada de sua série "House of Cards". A Amazon anunciou parceria com a Lion's Gate, Warner Brothers, 20th Century Fox e Discovery. O M-GO, com apoio da Technicolor e da Dreamworks Animation, tende a produzir mais animações na resolução 4K. O Youtube irá cooperar com a Sony, embora a Sony tenha seu próprio serviço "Video Unlimited" exclusivo para proprietários de televisões da Sony.

No entanto, para as pessoas que não tem uma conexão à internet com banda o suficiente, existe definitivamente um limite na disponibilidade de streaming para conteúdo 4K. Com alguma sorte, o novo padrão Blu-ray poderá resolver este problema. A "Blu-ray Disc Association" aprovou o trabalho para "estender o Blu-ray para incluir a resolução 4K e explorar o melhor plano técnico possível". Quando o Blu-ray 4K ficar popular como o Blu-ray atual, nós da Aiseesoft teremos ainda mais produtos voltados ao Blu-ray do que já temos.

No que diz respeito às transmissões televisivas, o Japão anunciou que irá iniciar transmissões na resolução 4K em Julho de 2014. Para coincidir com as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, eles iniciaram o serviço dois anos mais cedo do que o plano original. Porém, nos Estados Unidos, o FCC ainda não anunciou planos para substituir o sinal 1080i, e nós acreditamos que ainda há um longo caminho pela frente.

Múltiplas maneiras já foram proporcionadas, mas são somente expectativas e orientações que nos dizem qual será a tendência futura da televisão. Talvez não seja um sucesso passageiro, mas a popularidade das televisões 4K não se espalhará com a mesma velocidade na qual ficaram famosas.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn