Converta do formato WMA para MP3

O MP3 e o WMA são dois formatos de música muito populares, que quase todos conhecem. Entretanto, o WMA é um formato criado pela Microsoft, fazendo com que muitos dispositivos portáteis modernos, como nossos celulares, não o suportem. Por isso, antes de aproveitar suas músicas em seu celular, você precisa convertê-las para MP3, um formato de áudio mais universal.

MP3 vs WMA

O formato MP3 é o formato de áudio mais familiar a todos nós, sendo o formato mais utilizado até agora. A maioria das músicas mais conhecidas estão no formato MP3. Alguns sites de música até mesmo usam MP3 em seus nomes. O MP3 é um formato lossy de compressão de áudio, com uma alta qualidade sonora. Entre todos os formatos lossy de áudio o MP3 não é o formato com menor perda de qualidade. Porém, graças a sua fama, o MP3 continua sendo o formato mais utilizado de todos.

Dois formatos básicos de áudio suportados pela maioria dos MP3 players são o MP3 e o WMA. Com isto, é possível se ver a importância do WMA, que vem de “Windows Media Audio”, a obra prima da Microsoft. Em comparação com o MP3, a função que mais se sobressai no WMA é sua alta proteção. Pode-se de dizer que o nascimento do WMA é o resultado da falta de proteção de direitos autorais do MP3. O WMA é provavelmente o formato de áudio favorito das gravadoras. Fora a proteção de direitos autorais, a comparação do WMA e do MP3 pode ser concluída afirmando que: em um bitrate baixo, o WMA é menor que o MP3 e tem uma melhor qualidade de voz, enquanto que em um bitrate baixo o MP3 tem melhor qualidade.

Guia completo

Passo 1. Baixe e instale

Faça o download do Aiseesoft Video Converter Ultimate em seu computador, instale e abra-o. Na primeira vez em que você abrir, você precisará registrá-lo com o endereço de e-mail usado para a compra e o código de registro que lhe foi enviado.

Passo 2. Adicione seus arquivos WMA

Clique em “Adicionar arquivo” no canto superior esquerdo da interface. Na janela que aparecer, selecione os arquivos WMA que deseja converter e clique em “Abrir”.

Adicione os arquivos que deseja converter

Passo 3. Edite seus arquivos antes de converter

Após adicionar seus arquivos ao programa, o próximo passo é editá-los. Diferente do grande número de opções para vídeos, as funções de edição para áudio incluem cortar a duração e diminuir ou aumentar o volume. Clique em “Editar” ou “Cortar” e defina como desejar.

Edite as configurações e escolha o perfil desejado

Passo 4. Comece a converter

Clique na lista “Perfil” e selecione o formato MP3. Após isto, clique em “Procurar” e escolha a pasta de destino em que serão salvos seus arquivos convertidos. Por último, clique no botão “Converter” para iniciar sua conversão.

Dica: O MP3 e o WMA são formatos lossy de áudio. Por isso, converter um formato lossy para outro irá acarretar em uma perda de qualidade. Esta perda de qualidade não tem relação com o nosso conversor. Garantimos que o nosso conversor não irá danificar a qualidade original de seus arquivos de áudio.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn