Comprimir arquivos MP4 para iPhone de maneira eficiente

Quando falamos de comprimir um arquivo MP4, muitos pensam em usar o WinZip para zipar o arquivo. Porém, existe pouca diferença entre o tamanho original do arquivo e o tamanho após zipado.

Qual a maneira mais eficiente de se comprimir vídeos em MP4?

Vamos comparar um arquivo em seu tamanho original de 1920x1080 com o tamanho do mesmo arquivo na resolução 960x540. Se o arquivo MP4 tinha originalmente 4GB em 1920x1080, o arquivo MP4 comprimido para 960x540 terá em torno de 1GB, o que é 1/4 do tamanho original do arquivo. Ao comprimir um vídeo 4K em MP4 para um iPhone ou outro dispositivo portátil, o tamanho do arquivo MP4 4K comprimido será menor que 1/10 de seu tamanho original.

E a perda de qualidade na compressão de um arquivo MP4?

Ao comprimir um arquivo MP4, a qualidade realmente terá perdas até certo nível. Porém, se você fica satisfeito assistindo um arquivo 4K em MP4 em uma TV de 50 polegadas ou um arquivo Full HD em MP4 no seu Macbook, você não sentirá nenhuma diferença assistindo um vídeo em 540p no seu iPhone.

Existe algum compressor de MP4 que quase não perca qualidade de vídeo?

Os tutoriais e as funções de quase todos os compressores de MP4 são similares. Porém, nem todos eles podem garantir uma perda insignificante de qualidade. O Aiseesoft Video Converter Ultimate pode, e é um programa altamente recomendado. Este programa conta com uma função de desentrelace, que converte vídeos com varredura entrelaçada para progressiva ao comprimi-los.

Quando se deve comprimir vídeos em MP4?
  1. Ao assistir arquivos MP4 em 4K ou 1080p no iPhone, iPad ou dispositivos Android, pois ocupam muito espaço. Nestas situações você pode comprimir arquivos MP4 em 4K para 540p ou menor.

  2. Ao enviar arquivos MP4 para o Youtube, Vimeo e outros sites de compartilhamento, ou ao enviar arquivos MP4 para o Dropbox e o Wetransfer. Também pode ser necessário ao enviar arquivos MP4 por e-mail.

  3. Por último, é preciso comprimir arquivos MP4 para pendrives, cartões SD e HDs se quisermos economizar espaço.

Como comprimir arquivos MP4?

  1. Baixe e instale o Aiseesoft Video Converter Ultimate. Após instalado, abra o programa como na imagem abaixo.

  2. Instale e abra o Aiseesoft

  3. Adicione seus arquivos em MP4 para o Aiseesoft clicando no botão "Adicionar arquivo". Você pode adicionar quantos arquivos quiser de uma só vez.

  4. Adicione os arquivos que deseja comprimir

  5. Clique no botão "Editar" e então clique em "Efeito" para marcar a opção "Desentrelaçamento" e converter seu vídeo de entrelaçado para progressivo ao comprimir um arquivo MP4. Você também pode ajustar outros parâmetros, como "Brilho", "Contraste", "Saturação" e "Tonalidade".

  6. Desentrelace e edite seu vídeo como desejar

  7. Clique na lista da opção "Perfil" e escolha o formato MP4 para realizar a compressão de seu arquivo, ou use qualquer pré-configuração dos dispositivos disponíveis na lista.

  8. Selecione o formato MP4 para a compressão

  9. Agora, clique no botão "Configurações" para ajustar a resolução e comprimir seu MP4. Graças aos perfis pré-configurados, o programa já oferece configurações otimizadas para comprimir seus arquivos.

  10. Ajuste as configurações de seu arquivo

  11. Após terminar os passos acima, clique em "Converter" para iniciar a compressão de seu MP4 imediatamente.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn