Características do arquivo MOV

O formato MOV foi apresentado em 1998 e é um formato de vídeo contêiner MPEG 4 usado pelo Quicktime, da Apple. Os arquivos MOV utilizam o algoritimo de compressão próprio da Apple. Nos sistemas Windows, os programas que podem reproduzir arquivos MOV incluem o Quicktime Player, Roxio Creator e Adobe Flash Nos Macs, os vídeos MOV podem ser reproduzidos no Quicktime Player, Roxio Toast e Roxio Popcorn, e Adobe Flash. Para reproduzir um vídeo com formato MOV no Windows Media Player, é necessário baixar o codec 3ivx.

Conversão para MKV

Assim como o MP4, MKV é um formato de arquivo recipiente. No entanto, ao contrário de MP4s, a sua tecnologia é de código aberto criado pela Equipe de Desenvolvimento Matroska e suas especificações técnicas estão abertas ao público. MKV pode conter os mesmos elementos digitais que o formato MP4. Tecnicamente, o formato MKV pode conter um número ilimitado de arquivos. Outra grande virtude do MKV é a compressão de vídeos de alta qualidade em arquivos menores do que os vídeos em MP4. Você pode fazer upload de vídeos em formato MKV no Facebook e Dailymotion, mas surpreendentemente o YouTube não suporta este formato (para subir um vídeo no Youtube ele deve estar em MOV, MPEG4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV, 3GPP ou WebM).

Se você quer converter um vídeo MOV para MKV ou qualquer outro formato, eu recomendo utilizar o Video Converter Ultimate. Preparei um tutorial para explicar certinho como se faz a conversão.


Como converter MOV para MKV
  • Passo 1. Para começar, baixe o Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale o conversor de vídeos no seu PC e abra-o para fazer a conversão de seu vídeo MOV para MKV.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato MOV ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos
  • Passo 3. Clique em "Perfil" para selecionar o formato de conversão desejado. Na janela que se abre, busque o formato MKV para converter seu vídeo MOV para MKV.

  • Definir o perfil de conversão MKV
  • Passo 4. Caso prefira, pode editar o vídeo antes de converter de MOV para MKV. Além de ser um potente conversor de vídeos, o Aiseesoft Video Converter Ultimate também é um editor de vídeo. Clique em "Editar" ou "Otimizar vídeo" e poderá realizar as alterações que queira, como brilho e contraste, remoção de ruídos, estabilização de vídeo e muito mais.

  • Modificar o vídeo MOV de acordo com necessidades
  • Passo 5. Finalmente, clique no botão "Converter" para converter o vídeo MOV para MKV.

  • Terminar a conversão de MOV para MKV

Para não restarem dúvidas, assista o vídeo a seguir e saiba ainda mais sobre conversão de vídeos:


Com o Video Converter Ultimate é possível converter arquivos para diversos formatos e, além disso, também permite fazer outras coisas como editar vídeos ou passar um vídeo 4k para 1080p.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn