O que é um arquivo MP4?

MP4 é a abreviação de MPEG-4 Parte 14. O MP4 se baseia no MPEG-4 Parte 12 que, a sua vez, está baseado no formato de arquivo MOV da Apple. O MP4 (ou MPE) é um formato container, o que significa que pode ser utilizado para armazenar dados de áudio e/ou vídeo ao invés de codificar a informação. Um vídeo ou áudio no formato MP4 também pode ser reproduzido em streaming na Internet.

Por ser um formato container, o MP4 não possui um método padrão de codificação de informação de áudio ou vídeo. Pelo contrário, são os codecs que determinam como um arquivo de áudio ou vídeo será codificado e, possivelmente, comprimido. No caso dos arquivos de áudio, o codec de compressão mais popular para transferência por Internet é o AAC (Advanced Audio Coding).

O que é um arquivo MKV?

O MOV é um container de vídeo MPEG-4 e também um popular formato multimídia que utiliza o algoritmo de compressão desenvolvido pela Apple. O formato MOV, compatível com os sistemas Mac e Windows, é principalmente utilizado pelo QuickTime da Apple para salvar filmes e outros arquivos de vídeo.

O formato especifica um arquivo container multimídia que contém uma ou mais faixas que podem armazenar tipos específicos de dados, como áudio, vídeo, efeitos ou texto (por exemplo, legendas). Cada faixa contém um fluxo de mídia codificado digitalmente (utilizando um formato específico), ou referência de dados do fluxo de mídia localizado em outro arquivo.

Se você está precisando converter um vídeo em formato MP4 para o formato MKV e quer manter a qualidade original do arquivo, o ideal é usar um programa de confiança como o Video Converter Ultimate.


Tutorial: como converter MP4 para MKV
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos .mp4 para .mkv.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato MP4 ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Adicionar arquivo para converter MP4
  • Passo 3. Para selecionar o formato de conversão desejado, clique em "Perfil". Na lista que se abre, escolha o formato MKV para converter seu vídeo MP4 para MKV.

  • Selecionar o perfil de conversão MKV
  • Passo 4. Se desejar, também pode otimizar seu vídeo antes de converter de MP4 para MKV. Para isso, pode clicar tanto em "Editar" como em "Otimização de vídeo" na tela principal do programa.

  • Otimizar definição de vídeo MKV
  • Passo 5. Para finalizar a conversão do vídeo, clique no botão "Converter". E pronto, seu vídeo foi convertido para MKV.

  • Clicar em converter para finalizar a conversão de MP4 para MKV

Este mesmo programa também permite editar o vídeo, cortar fragmentos, etc e é realmente fácil de usar. Se quiser converter o arquivo para outro formato, o programa converte para mais de 400 perfis de áudio e vídeo ou seja que pode converter para o formato que quiser. Outra coisa legal é que dá para baixar vídeos do Dailymotion ou, por exemplo, baixar só o áudio de músicas do Youtube .

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn