Como converter arquivos ARF para MP4/WMV no Windows 10/8/7/Vista/XP

X

"Eu faço reuniões online no WebEx e uso o WebEx Recorder para gravar vídeos em ARF. Porém, quando eu reproduzo a gravação, acho muito inconveniente ter de reproduzir com o próprio Network Recording Player no meu computador com Windows. É possível converter os arquivos ARF para MP4 para assistir os vídeos no meu iPhone?" - Daniel


O que é ARF

Sendo um usuário do WebEx, você provavelmente está familiarizado com reuniões online, conferências web e programas de videoconferências. Ao abrir uma reunião online para treino, você pode usar o WebEx Network-Based Recording para gravar todo o processo e assistir mais tarde. As gravações são salvas no servidor do WebEx automaticamente. Se você somente gravar e então baixar a gravações do WebEx para o PC, os arquivos baixados estarão no formato ARF (Advanced Recording Format do WebEx), que é diferente dos arquivos WRF (WebEx Recording Format). Porém, você deve notar que cada conta do WebEx vem com somente 500 MB de espaço de armazenamento, sendo necessário baixar as gravações para seu computador. Você pode usar o WebEx Network Recording Player para abrir os arquivos ARF no seu computador com Windows ou Mac diretamente, mas você não poderá importar os arquivos ARF para o Adobe Premiere para editá-los ou reproduzir os arquivos ARF no VLC, Windows Media Player, QuickTime, etc.


Como converter arquivos ARF para MP4/WMV em 6 passos

Considerando as limitações dos arquivos ARF fora de seu próprio player ou editor, você deve converter os arquivos ARF para outros formatos, como MP4 ou WMV, para editar e reproduzir os arquivos mais facilmente. Na verdade, o WebEx oferece aos seus usuários um conversor gratuito de arquivos ARF para MP4. Continue lendo para aprender a converter arquivos ARF para MP4/WMV!


Baixe os arquivos ARF para seu computador

Após terminar uma reunião, você pode encontrar os arquivos ARF gravados no servidor do WebEx. Primeiramente você deve baixar os vídeos para seu PC para só então converter os arquivos ARF para MP4/WMV.

Passo 1. Vá ao site www.webex.com e entre em sua conta do WebEx.

Passo 2. Clique em "My WebEx" -> "My File" -> "My Recordings" para encontrar sua lista de gravações.

Passo 3. Navegue até o tipo de gravação que você deseja e clique nela para ver todos os arquivos ARF gravados. Clique na lista do ícone com um triângulo investido e selecione "Download" para baixar os arquivos ARF.


Como converter arquivos ARF para MP4/WMV com o Network Recording Player

Após baixar os arquivos ARF para seu computador, abra o WebEx Network Recording Player (entre em sua conta do WebEx, encontre seus "Updates", selecione uma gravação e clique-a, clique no botão de play à direita da janela mostrando seu vídeo ARF. Se for a primeira vez que você abre o player WebEx ARF, você será lembrado de baixar o ARF player. Você deve saber, porém, que somente computadores Windows podem usar o conversor de vídeos, não sendo possível no Mac.

Passo 1. Importe o arquivo ARF

Clique em "File" -> "Open" para importar seu arquivo ARF para o Network Recording Player. Você não pode importar mais de um arquivo ARF ao mesmo tempo ou converter vários arquivos ARF simultaneamente para MP4.

Passo 2. Inicie a conversão de seus arquivos ARF para MP4/WMV

Agora, clique em "File" -> "Convert Format" -> aqui você terá três opções de formato, WMV, SWF e MP4. Selecione um formato, escolha a pasta de destino, qualidade de vídeo e se deseja converter os arquivos ARF agora ou determinar um horário para converter mais tarde.

Network Recording Player

O tempo de conversão dos arquivos ARF para MP4/WMV depende do tamanho original da gravação e de sua conexão à internet. Você só precisará esperar pacientemente o arquivo MP4/WMV convertido.

O WebEx Network Recording Player somente reconhece arquivos ARF ou WRF, se você precisar converter vídeos em MP4 HD, MP4 4K e converter arquivos ARF para MP3 ou WMV para MP4/MP3 para assistir em mais dispositivos portáteis, precisará converter seu vídeo duas vezes com alguma outra ferramenta após usar o WebEx Player para converter os arquivos ARF para WMV.


Como converter arquivos ARF para WMV/MP4 com o Screen Recorder em três passos

Após o método acima, você já sabe que converter arquivos ARF para MP4 é complicado, sendo necessário gravar, baixar e converter os arquivos para MP4. Aqui iremos lhe mostrar uma maneira simples de gravar seus arquivos em MP4/WMV com três simples passos usando o Aiseesoft Screen Recorder. Este programa conta somente com uma versão para Windows, sendo necessário encontrar uma outra ferramenta caso você queira converter arquivos ARF para MP4/WMV em um Mac.

Passo 1. Instale o Screen Recorder

Após baixar o Screen Recorder, instale o programa e abra-o em seu computador.

Passo 2. Ajuste a área de gravação

Você pode selecionar a opção "Tela cheia" ou personalizar a área de gravação de acordo com suas necessidades. Ative o áudio do sistema e o áudio do microfone.

Passo 3. Grave sua reunião no WebEx em MP4/WMV

Após fazer todas as preparações, você pode iniciar sua reunião no WebEx e clicar em "REC" no Aiseesoft Screen Recorder para começar a gravar sua reunião online.

Grave sua reunião

Após o fim da reunião, clique no botão de parar no Screen Recorder para parar a gravação. Uma janela se abrirá para que você pré-visualize sua gravação e salve seu vídeo em WMV/MP4.

Caso queira mais detalhes sobre como converter seus vídeos com o Video Converter Ultimate, assista o vídeo abaixo:

Desta forma, você também pode facilmente baixar vídeos do YouTube em MP4 ou salvar vídeos do Vimeo em MP4 com um único clique. Este programa é mais do que o suficiente para salvar reuniões do WebEx em MP4/WMV sem precisar dos arquivos ARF.

Se após isto você precisar extrair áudios em MP3 de arquivos ARF ou converter arquivos WMV para MP4, por exemplo, ou até mesmo editar seus arquivos gravados, você pode usar o Aiseesoft Video Converter Ultimate!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn