O arquivo com extensão .avi

O formato AVI (Audio Video Interleave) é um formato recipiente multimídia da Microsoft que têm sido amplamente utilizado para reprodução de vídeo em Windows. Este formato foi o primeiro formato de áudio e vídeo para Windows. Baseado no formato RIFF, AVI é conhecido como um formato recipiente porque é utilizado para diversos métodos de codificação, não somente um. Por exemplo, os métodos de compressão de vídeo para AVI incluem DivX, Xvid, Cinepak, Indeo, DV e Motion JPEG, assim como RGB sem compressão e YUV2.

O áudio contido em um arquivo AVI pode conter MP3 comprimido e ADPCM ou PCM. O formato de arquivo AVI foi o primeiro formato digital em intercalar pequenos pedaços de vídeo e áudio um detrás do outro, por isso o nome “interleave” (de intercalar).

O formato MKV

MKV é um formato de uso aberto e flexível. Este padrão de arquivo de vídeo tornou-se rapidamente popular como extensão de arquivo preferida para vídeo em alta definição na Internet. O formato MKV é um formato recipiente e permite incluir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e recursos como faixas alternativas de áudio, legendas em vários idiomas e pontos de capítulo, bem como meta-dados ricos, incluindo a cobertura de arte, classificações, descrições e muito mais. O ponto forte do MKV é que oferece uma experiência de mídia excelente e é por isso que se utiliza tanto como container de arquivos de vídeo DivX Plus®.

Eu utilizo o Video Converter Ultimate para fazer a conversão, pois é um programa muito bom e permite também já fazer certos ajustes no vídeo de forma muito fácil.

Leia também: Como gravar um gameplay e subir no Youtube


Passo a passo: como converter AVI para MKV

  • Passo 1. Para começar, baixe o Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale o conversor de vídeos no seu PC e abra-o para fazer a conversão de seu vídeo AVI para MKV.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato AVI ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos para o programa
  • Passo 3. Clique em "Perfil" para selecionar o formato de conversão desejado. Na janela que se abre, busque o formato MKV para converter seu vídeo AVI para MKV.

  • Selecionar o perfil de conversão MKV
  • Passo 4. Se desejar, também pode otimizar seu vídeo antes de converter de AVI para MKV. Para isso, pode clicar tanto em "Editar" como em "Otimização de vídeo" na tela principal do programa.

  • Editar o vídeo AVI antes de convertê-lo
  • Passo 5. Clique em "Converter" para finalizar a conversão do arquivo AVI para MKV.

  • Finalizar a conversão de AVI para MKV

Assista o vídeo abaixo e saiba ainda mais informações sobre como converter arquivos com o Video Converter Ultimate:


O legal é que o programa é bem versátil, além de converter arquivos para vários formatos de áudio e vídeo, também dá para reduzir a solução dos seus vídeos, ou passar para 4K.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @vicvictoriar