Qual a diferença entre MP3 e FLAC?

FLAC significa "Free Lossless Audio Codec", um arquivo de áudio comprimido que mantém a mesma qualidade do áudio original, reduzindo até 50% o tamanho original do arquivo. Basicamente, arquivos em FLAC tem melhor qualidade e precisam de menos espaço. O FLAC é um formato de padrão aberto com licenças sem direitos autorais que foi lançado em 2001 como uma alternativa open-source para outros formatos Lossless que estavam sendo lançados no momento. Quando se trata de fidelidade, o FLAC normalmente supera o MP3 e outros formatos comuns de áudio, como o AAC. Este formato oferece cópias perfeitas de CDs, embora não esteja restrito somente a uma qualidade de CD. Porém, o FLAC ocupa até seis vezes o espaço que um arquivo MP3 ocupa, por conter mais dados no arquivo que levam a um aumento na qualidade de som.

O MP3 é um formato lossy de áudio que utiliza uma modelagem psicoacústica para reduzir o tamanho dos arquivos de áudio em até 90%, o que faz dele um formato muito conveniente, versátil e popular para se guardar músicas. Você pode baixar e enviar músicas em MP3 com facilidade devido ao seu tamanho. Quase todos os dispositivos de áudio e players multimídia conseguem reproduzir arquivos em MP3, enquanto somente alguns deles atualmente suportam a reprodução de arquivos FLAC.

Como converter arquivos FLAC para MP3

Quer ouvir músicas no formato FLAC em seu celular? O iPhone e outros dispositivos iOS infelizmente não suportam o formato FLAC de forma nativa. Uma boa opção é converter músicas em FLAC para MP3. O Aiseesoft Video Converter Ultimate para Mac é uma ferramenta que permite que você converta qualquer arquivo FLAC para o formato MP3.

  1. Instale e abra o Aiseesoft Video Converter Ultimate.

  2. Abra o Aiseesoft Video Converter Ultimate

  3. Clique no botão "Adicionar arquivo", escolha os arquivos FLAC que deseja converter na janela que aparecer e clique em "Abrir".

  4. Clique no botão "Perfil" na interface do programa e escolha o formato "MP3" na lista de perfis pré-configurados.

  5. Selecione o formato MP3

  6. Clique no botão "Converter" para iniciar a conversão de seus arquivos FLAC para MP3.

Dicas:

Clique no botão "Configurações" para modificar parâmetros como Codec, Taxa de amostragem, Canais de áudio e Bitrate de áudio se desejar uma melhor qualidade de som.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn