O que é um arquivo MP4

MPEG-4 Part 14 ou MP4 é um formato digital multimídia frequentemente utilizado para armazenar vídeo e áudio. O formato também permite armazenar outro tipo de dados, como por exemplo, legendas e imagens. Assim como o resto de formatos container modernos, MP4 permite o streaming na internet. O único nome oficial da extensão MPEG-4 Part 14 é .mp4, porém existem outras extensões como .m4a e .m4p.

Sobre o arquivo MPG e por quê fazer a conversão

A organização MPEG (Moving Picture Experts Group), que trabalha com a ISO, a Organização Internacional para Padronização, desenvolve padrões para a compressão de áudio e vídeo digital. O grupo constantemente trabalha em formas mais eficientes para comprimir e armazenar digitalmente arquivos de áudio e vídeo.

O termo MPEG também se refere ao formato de arquivo multimídia, que utiliza as extensões de arquivo .mpg, .mpe ou .mpeg. Estes arquivos são filmes comprimidos que podem conter tanto áudio como vídeo. Apesar de comprimidos, os arquivos MPEG conservam praticamente toda a qualidade original do filme não comprimido. Por este motivo, muitos vídeos na Internet, como trailers e videoclipes, estão disponíveis no formato MPEG.

Para converter o arquivo MP4 para MPEG utilizaremos o Video Converter Ultimate. É mais indicado usar um programa que um aplicativo online neste caso, pois assim nos prevenimos diante da possibilidade de que o arquivo convertido tenha vírus.



Como converter MP4 para MPEG
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos MP4 para MPEG.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato MP4 ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Instale o Video Converter Ultimate e importe o arquivo MP4 para o programa
  • Passo 3. Clique em "Perfil" para selecionar o formato de conversão desejado. Na janela que se abre, busque o formato MPEG para converter seu vídeo MP4 para MPEG.

  • Escolha um perfil de conversão, neste caso o MPEG
  • Passo 4. Se deseja alterar algumas configurações de conversão para otimizar o resultado, clique em "Configurações". Aqui poderá modificar as configurações de vídeo, como resolução e codificação, assim como configurações de áudio de 3D.

  • É possível editar o vídeo MP4 antes de realizar a conversão
  • Passo 5. Clique em "Converter" para finalizar a conversão do arquivo MP4 para MPEG.

  • Finalize a conversão de MP4 para MPEG

Caso ainda esteja com algumas dúvidas, assista o vídeo abaixo para mais detalhes sobre como converter seus arquivos:


Além de converter MP4 para MPEG, o Video Converter Ultimate converte para mais de 400 perfis de áudio e vídeo. O programa também tem outras funções legais, como edição de vídeo, ou a possibilidade de baixar um vídeo ou música diretamente com um link/URL.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn