O que é ASF?

ASF é um formato recipiente de vídeo e áudio digital desenvolvido pela Microsoft. É conhecido como Active Streaming Format ou Advanced Streaming Format. Este formato está pensado para streaming de conteúdo audiovisual. Dentro de arquivos ASF encontram-se arquivos Windows Media Video (WMV) e/ou Windows Media Audio (WMA). Arquivos WMV e WMA são quase idênticos ao ASF, exceto pelo nome da extensão e MIME-type.

Mesmo que o formato não seja popular, ainda é um formato bastante utilizável. Assim como MP3, arquivos com extensão ASF podem conter meta dados como nomes de artistas e álbuns, data de lançamento, ano, gênero, etc. É possível fazer streaming se uma quantidade adequada de dados foi baixada antes de tentá-lo, já que o arquivo continua a baixar enquanto você o assiste (como no Youtube, por exemplo). Por causa da sua capacidade de streaming, a sua resolução máxima é de 352WMV88 píxels. Os arquivos ASF foram criados para suportar a reprodução de serviços digitais de mídia, servidores HTTP e dispositivos de armazenamento.


O que é WMV?

WMV é a abreviação de Windows Media Video. Este formato de vídeo foi desenvolvido pela Microsoft sobre a versão não padronizada de MPEG-4. Porém, WMV foi padronizado como um padrão SMPTE independente e atualmente é considerado como um formato único. As faixas de vídeo normalmente são somadas a faixas de áudio Windows Media Audio. O formato WMV pode conter todo tipo de conteúdo de vídeo. A maior vantagem deste formato é que permite comprimir arquivos de vídeo muito pesados mantendo uma qualidade e resolução razoavelmente alta. As emissoras de rádio online usam este formato para manter um fluxo contínuo de informação. Os arquivos WMV são similares aos ASF (Advanced Systems Format). De fato, às vezes o WMV é inserido dentro de um arquivo ASF. Neste caso, o arquivo resultante pode ter tanto a extensão .asf quanto .wmv. Outro formato que admite a inserção de WMV é o AVI.

Se você veio parar neste artigo procurando como converter arquivos ASF para WMV, está com sorte. Com o Video Converter Ultimate converter seus vídeos será mais fácil do que nunca: é só seguir os passos abaixo!


Como converter arquivos ASF para WMV?
  • Passo 1.Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos ASF para WMV.

  • Passo 2.Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato ASF ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Abra o Video Converter Ultimate e importe os arquivos para o programa

  • Passo 3.Clique em "Perfil" para selecionar o formato de conversão desejado. Na janela que se abre, busque o formato WMV para converter seu vídeo ASF para WMV.

  • Selecione o perfil de conversão WMV

  • Passo 4.Se desejar alterar algumas configurações de conversão para otimizar o resultado, clique em "Configurações". Aqui poderá modificar as configurações de vídeo, como resolução e codificação, assim como configurações de áudio de 3D.

  • Edite o vídeo em ASF antes de convertê-lo

  • Passo 5.Finalmente, clique no botão "Converter" para converter o vídeo ASF para WMV.

  • Finalize a conversão de ASF para WMV


Para melhorar, o Aiseesoft Video Converter Ultimate também pode converter qualquer formato para WMV de forma fácil e rápida. Baixe o programa agora mesmo e divirta-se!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn