O que é um arquivo AVI?

AVI, do inglês Audio Video Interleave, é um formato container multimídia apresentado pela Microsoft em novembro de 1992 como parte de sua tecnologia de vídeo para Windows. Os arquivos AVI podem conter tanto dados de áudio como de vídeo em um mesmo arquivo container que permite a reprodução sincronizada de áudio e vídeo.

Apesar de recursos como a reprodução de múltiplos arquivos de áudio e vídeo não serem utilizados regularmente, os arquivos AVI também suportam esta característica, assim como o formato de vídeo DVD. Os arquivos AVI podem ser criados sem nenhuma compressão, o que resulta em arquivos extremamente grandes, mas sem nenhuma perda de qualidade. Apesar de que não se necessita nenhum codec para salvar um arquivo sem compressão, normalmente esta não é a forma mais recomendada pelo tamanho exagerado do arquivo.

Converter um vídeo para DIVX

DivX® é o nome de uma tecnologia de compressão de vídeo bastante popular desenvolvida pela empresa DivX, Inc. O formato foi desenvolvido para permitir aos utilizadores reproduzir e criar vídeos de alta qualidade de forma rápida e conveniente, e ainda manter a melhor qualidade possível. O codec DivX é atualmente o mais popular codec MPEG-4 devido à sua qualidade, rapidez e eficiência, bem como a vasta gama de leitores de DVD que suportam o formato DivX.

Se você comparar filmes DivX para DVDs eles são capazes de oferecer a mesma qualidade de imagem com um tamanho muito inferior, aproximadamente um décimo (1/10) do tamanho. Por este motivo, os filmes neste formato são frequentemente distribuídos na internet para download, já que o seu peso é inferior e exige uma banda larga menos potente. Isso significa que você pode facilmente colocar um filme inteiro dentro de um único CD, mantendo a qualidade da imagem original do DVD. O vídeo é normalmente combinado com uma pista de áudio proveniente de um arquivo AC3 ou MP3 para manter a alta qualidade de áudio e vídeo. Todas estas coisas têm contribuído para a popularidade do formato, principalmente quando a intenção é baixar ou compartilhar filmes online. Quando você instalar o codec DivX, basicamente funciona como um add-on para o seu sistema, o que lhe permite comprimir e descomprimir vídeo no formato DivX. Com a instalação do codec, é possível assistir vídeos DivX usando o Windows Media Player ou qualquer outro reprodutor que suporte o formato.

Para converter um vídeo AVI para DIVX, o processo é bastante simples. No tutorial abaixo você pode conferir como se faz a conversão com o Video Converter Ultimate.

Leia também: Como dividir um vídeo MP4.


Tutorial: como converter AVI para DivX
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos AVI para DivX.

  • Passo 2. Para adicionar o vídeo que deseja converter, arraste-o e solte-o na tela do programa, ou clique em "Adicionar arquivo".

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos para o programa

  • Passo 3. Selecione DivX como formato de conversão clicando em "Perfil" na parte inferior da tela principal do programa.

  • Selecionar o perfil de conversão DIVX

  • Passo 4. Antes de converter seu vídeo, talvez você queira otimizá-lo ou editá-lo. O Aiseesoft Video Converter Ultimate também funciona como editor de vídeo e oferece opções para cortar, recortar, editar efeitos de vídeo, e muito mais. Basta clicar em "Editar" ou "Otimizar vídeo".

  • Editar o vídeo AVI antes de convertê-lo

  • Passo 5. Para finalizar a conversão do vídeo, clique no botão "Converter". E pronto, seu vídeo foi convertido para DivX.

  • Finalizar a conversão de AVI para DIVX

Se você precisar de mais informações sobre como converter seus arquivos, assista o vídeo a seguir:


Além de converter para vários formatos, outra coisa legal que faz o Video Converter Ultimate é passar um vídeo para 4K. Recomendo instalar a versão de teste para explorar as possibilidades de edição e conversão de vídeo.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @vicvictoriar