O que é um arquivo AVI?

AVI, do inglês Audio Video Interleave, é um formato container multimídia apresentado pela Microsoft em novembro de 1992 como parte de sua tecnologia de vídeo para Windows. Os arquivos AVI podem conter tanto dados de áudio como de vídeo em um mesmo arquivo container que permite a reprodução sincronizada de áudio e vídeo.

Apesar de recursos como a reprodução de múltiplos arquivos de áudio e vídeo não serem utilizados regularmente, os arquivos AVI também suportam esta característica, assim como o formato de vídeo DVD. Os arquivos AVI podem ser criados sem nenhuma compressão, o que resulta em arquivos extremamente grandes, mas sem nenhuma perda de qualidade. Apesar de que não se necessita nenhum codec para salvar um arquivo sem compressão, normalmente esta não é a forma mais recomendada pelo tamanho exagerado do arquivo.

Converter um vídeo para MP4

MP4 é um formato container que pode combinar diferentes faixas multimídia em um único arquivo. Este formato foi desenvolvido pela MPEG (Motion Pictures Experts Group), uma organização internacional que desenvolve e gerencia padrões de publicação para áudio e vídeo digital. Os arquivos MP4 suportam texto e imagens. Arquivos MP4 mais avançados podem conter “streams” para animações 2D e 3D, além de elementos MPEG-4 de interação com o usuário, como por exemplo menus de DVD. A compressão padrão de arquivos MP4 é um padrão aberto que está disponível publicamente para desenvolver software ou hardware. Todos os arquivos codificados em um padrão MPEG-4 estão associados com a extensão “.mp4”.

Para fazer essa conversão eu recomendo utilizar o Video Converter Ultimate. Nas instruções abaixo você aprenderá a melhor forma de fazer a conversão.

Confira também: Como dividir um vídeo MP4.


Tutorial: como converter AVI para MP4
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos AVI para MP4.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato AVI ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos para o programa

  • Passo 3. Para selecionar o formato de conversão desejado, clique em "Perfil". Na lista que se abre, escolha o formato MP4 para converter seu vídeo AVI para MP4.

  • Selecionar o perfil de conversão MP4

  • Passo 4. Caso prefira, pode editar o vídeo antes de converter de AVI para MP4. Além de ser um potente conversor de vídeos, o Aiseesoft Video Converter Ultimate também é um editor de vídeo. Clique em "Editar" ou "Otimizar vídeo" e poderá realizar as alterações que queira, como brilho e contraste, remoção de ruídos, estabilização de vídeo e muito mais.

  • Editar o vídeo AVI antes de convertê-lo

  • Passo 5. Finalmente, clique no botão "Converter" para converter o vídeo AVI para MP4.

  • Finalizar a conversão de AVI para MP4

Assista o vídeo abaixo e saiba ainda mais informações sobre como converter arquivos com o Video Converter Ultimate:


Além de converter para vários formatos, outra coisa legal que faz o Video Converter Ultimate é passar um vídeo para 4K. Recomendo instalar a versão de teste para explorar as possibilidades de edição e conversão de vídeo.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @vicvictoriar