O formato de vídeo AVI

A sigla AVI significa Audio Video Interleave. Os arquivos deste formato têm a extensão .avi. Desenvolvido em 1992 pela Microsoft, tornou-se assim tão popular que muitas pessoas consideram que, devido ao uso, na prática já é padrão para armazenar informações de áudio e vídeo no PC. Um arquivo AVI combina áudio e vídeo em um único arquivo em um recipiente padrão para permitir a reprodução simultânea de áudio e vídeo. A sua principal vantagem é a sua arquitetura simples, graças à qual o formato pode ser executado em diferentes sistemas operacionais como Windows, Mac, Linux, Unix e é suportado por todos os principais navegadores. O formato AVI é um dos mais antigos formatos de vídeo.

Desde que foi desenvolvido apareceram muitíssimos codecs criados tanto por indivíduos como por fornecedores e por isso hoje em dia há centenas de arquivos AVI que parecem similares, mas são completamente diferentes por dentro. Isto pode gerar problemas na hora de converter arquivos AVI para outros formatos. Nem todos os programas de conversão de fato suportam todos os perfis de arquivos AVI. O Video Converter Ultimate converte mais de 400 perfis de áudio e vídeo, motivo pelo qual converte praticamente todas as variantes de arquivos AVI.

Leia também:Como converter torrent para AVI

O que é o formato MPG e por quê converter

Abreviação de Moving Picture Experts Group, MPEG é um grupo que trabalha com a ISO, a Organização Internacional para Padronização. O termo também se refere aos padrões de compressão de vídeos digitais e formatos de vídeo criados pelo grupo. O formato MPEG normalmente cria vídeos com melhor qualidade que seus competidores, como Video para Windows ou Quicktime. Os algorítimos de compressão do MPEG comprimem dados em pequenos bits que podem ser facilmente transmitidos e depois descomprimidos. O MPEG consegue uma alta taxa de compressão sem perdas.

Para converter arquivos AVI para MPG sem perder qualidade o mais recomendado é usar um programa para vídeos, como o Video Converter Ultimate. Confira no tutorial abaixo os passos para fazer a conversão.


Tutorial: converter AVI para MPG
  • Passo 1. Para começar, você precisará baixar programa para converter vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate. Istale-o no PC e abra-o para converter de AVI para MPG.

  • Passo 2. Na tela de início do conversor de vídeos, clique em "Adicionar arquivo" e selecione o vídeo AVI que deseja converter para MPG. Também pode arrastar e soltar o arquivo na interface do programa.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos

  • Passo 3. Selecione MPG como formato de conversão clicando em "Perfil" na parte inferior da tela principal do programa.

  • Definir o perfil de conversão AVI

  • Passo 4. Se deseja alterar algumas configurações de conversão para otimizar o resultado, clique em "Configurações". Aqui poderá modificar as configurações de vídeo, como resolução e codificação, assim como configurações de áudio de 3D.

  • Modificar o vídeo MPG de acordo com necessidades

  • Passo 5. Finalmente, clique no botão "Converter" para converter o vídeo AVI para MPG.

  • Terminar a conversão de AVI para MPG

Se você precisar de mais informações sobre como converter seus arquivos, assista o vídeo a seguir:


O programa tem várias funções de edição, dá para recortar parte da tela, selecionar trechos, encolher, trocar a resolução, girar um vídeo e muitas outras coisas.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn