Arquivo original em formato AVI

AVI é uma abreviatura de Audio Video Interleave. Este formato de arquivo foi feito para armazenar áudio e vídeo em um padrão que permite a reprodução simultânea de ambas coisas. Criado pela Microsoft em 1992, o formato AVI é um dos mais utilizados para vídeo. Existe uma variação de AVI, chamada DV AVI, que é utilizada para criar vídeo digital que possa ser transferido sem perda de qualidade entre computadores e câmeras. AVI é um formato de arquivo, porém ao contrário de formatos como MP3 e JPEG, AVI é um formato container. Isso significa que pode conter vídeo e áudio comprimido combinando diferentes codecs. Então, enquanto MP3 e JPEG podem conter somente um tipo de compressão, um arquivo AVI pode carregar dados de áudio e vídeo em praticamente qualquer esquema de compressão incluindo full frame (sem compressão).

Os arquivos AVI parecem os mesmos “por fora”, mas “por dentro” podem ser completamente diferentes dependendo dos codecs que contenham. Os codecs servem para dois objetivos: eles dizem para o seu computador como codificar ou comprimir um arquivo de vídeo quando você o salva e também dizem ao seu computador como descodificar e reproduzir um arquivo quando é aberto. Como o mesmo codec é necessário tanto para comprimir como para reproduzir o arquivo, a escolha de codec é extremamente importante. Se o codec que você utiliza não está instalado no computador de um usuário, este não poderá reproduzir o vídeo.

Leia também: Como passar um vídeo 4k para 1080p.

Converter um arquivo de vídeo para WMV

WMV é um formato de arquivo da Microsoft, desenvolvido especialmente para o uso em streaming na internet e a reprodução de vídeos em programas como o Windows Media Player. WMV é um formato de vídeo comprimido com “Advanced Systems Format”, o que ajuda a gerir direitos digitais e de propriedade intelectual. É bastante normal ver um arquivo WMV com uma extensão .wmv ou .asf. Se o arquivo WMV é armazenado dentro de um arquivo ASF, isto significa que os direitos digitais daquele vídeo em específico estão protegidos.

A abreviatura WMV é de Windows Media Video e significa que as soluções de codificação de vídeo estão criadas pela Microsoft. Os arquivos WMV formam parte de um framework que inclui Windows Media Audio e HDP. Atualmente, os arquivos WMV usam um formato recipiente que representa a versão da Microsoft da tecnologia de codificação de vídeo MP4 e isto permite a compressão de vídeos de longa duração sem perda de qualidade.

A conversão de um arquivo AVI para WMV pode ser feita fácilmente utilizando o Video Converter Ultimate. No tutorial abaixo você pode conferir como se faz.


Tutorial: como converter AVI para WMV
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos AVI para WMV.

  • Passo 2. Clique em "Adicionar arquivo" para importar o vídeo que deseja converter ao programa.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos
  • Passo 3. Para selecionar o formato de conversão desejado, clique em "Perfil". Na lista que se abre, escolha o formato WMV para converter seu vídeo AVI para WMV.

  • Definir o perfil de conversão WMV
  • Passo 4. Se deseja alterar algumas configurações de conversão para otimizar o resultado, clique em "Configurações". Aqui poderá modificar as configurações de vídeo, como resolução e codificação, assim como configurações de áudio de 3D.

  • Modificar o vídeo AVI de acordo com necessidades
  • Passo 5. Para finalizar a conversão do vídeo, clique no botão "Converter". E pronto, seu vídeo foi convertido para WMV.

  • Terminar a conversão de AVI para WMV

Se você precisar de mais informações sobre como converter seus arquivos, assista o vídeo a seguir:


O Video Converter Ultimate, além de converter para mais de 400 formatos, também tem várias opções de edição.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn