Vídeos em formato MOV

MOV é um formato de arquivo multimídia muito comum, desenvolvido pela Apple e que é compatível tanto com Macintosh quanto com Windows. Este formato permite inserir várias faixas que armazenam diferentes tipos de mídia e normalmente é utilizado para salvar filmes e outros arquivos de vídeo. O codec mais utilizado para a sua compressão é o MPEG-4. Os arquivos MOV podem conter vídeo, áudio, código de tempo e faixas de texto que podem ser usados para armazenar e sincronizar diferentes tipos de mídia. Cada faixa pode ser codificada com um codec diferente. Se você quer reproduzir um arquivo MOV, precisará de um programa ou aplicativo que reconheça os codecs específicos utilizados no arquivo. Você pode converter arquivos MOV para formatos mais comuns.

Leia também: Como passar um vídeo 4k para 1080p.

Título sobre o formato ASF

ASF é um formato recipiente de vídeo e áudio digital desenvolvido pela Microsoft. É conhecido como Active Streaming Format ou Advanced Streaming Format. Este formato está pensado para streaming de conteúdo audiovisual. Dentro de arquivos ASF encontram-se arquivos Windows Media Video (WMV) e/ou Windows Media Audio (WMA). Arquivos WMV e WMA são quase idênticos ao ASF, exceto pelo nome da extensão e MIME-type.

Mesmo que o formato não seja popular, ainda é um formato bastante utilizável. Assim como MP3, arquivos com extensão ASF podem conter meta dados como nomes de artistas e álbuns, data de lançamento, ano, gênero, etc. É possível fazer streaming se uma quantidade adequada de dados foi baixada antes de tentá-lo, já que o arquivo continua a baixar enquanto você o assiste (como no Youtube, por exemplo). Por causa da sua capacidade de streaming, a sua resolução máxima é de 352x288 píxels. Os arquivos ASF foram criados para suportar a reprodução de serviços digitais de mídia, servidores HTTP e dispositivos de armazenamento.

Para fazer esta conversão de MOV para ASF, o mais indicado é usar um programa como o Video Converter Ultimate. No tutorial abaixo explico certinho como fazê-lo.


Como converter MOV para ASF
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos MOV para ASF.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato MOV ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos
  • Passo 3. Clique em "Perfil" para selecionar o formato de conversão desejado. Na janela que se abre, busque o formato ASF para converter seu vídeo MOV para ASF.

  • Definir o perfil de conversão ASF
  • Passo 4. Se deseja alterar algumas configurações de conversão para otimizar o resultado, clique em "Configurações". Aqui poderá modificar as configurações de vídeo, como resolução e codificação, assim como configurações de áudio de 3D.

  • Modificar o vídeo MOV de acordo com necessidades
  • Passo 5. Finalmente, clique no botão "Converter" para converter o vídeo MOV para ASF.

  • Terminar a conversão de MOV para ASF

Se quiser tirar o máximo proveito do Video Converter Ultimate, veja também o vídeo abaixo!


Além de converter para mais de 400 formatos, o programa também tem várias opções de edição.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn