Vídeos em formato MOV

Um arquivo MOV é um arquivo multimídia que contém áudio e/ou vídeo. Os arquivos MOV podem ser vistos em reprodutores como QuickTime e Windows Media Player. Este tipo de arquivo tem alta qualidade para gravação, compartilhamento e armazenamento de multimídia digital. O formato MOV é amplamente utilizado e reconhecido por computadores e dispositivos portáteis. Por isso, podem ser vistos também em outros reprodutores gratuitos como o RealPlayer.

O formato MOV foi originalmente criado para ser reproduzido no software QuickTime, da Apple. Estes arquivos incorporam diversas faixas de vídeo e áudio independentes umas das outras. Estes elementos podem ser separados, isolados e ajustados durante a sua reprodução ou edição. Por este motivo, é um formato muito comum para usos profissionais. O formato MOV é o formato pré-determinado de exportação de projetos criados com o Final Cut Studio. O tamanho dos arquivos em MOV varia dependendo da duração da mídia e o tipo de compressão utilizado. Normalmente, os arquivos MOV estão em alta qualidade e portanto pesam mais que outros formatos multimídia.

Por quê converter para o formato MKV

Assim como o MP4, MKV é um formato de arquivo recipiente. No entanto, ao contrário de MP4s, a sua tecnologia é de código aberto criado pela Equipe de Desenvolvimento Matroska e suas especificações técnicas estão abertas ao público. MKV pode conter os mesmos elementos digitais que o formato MP4. Tecnicamente, o formato MKV pode conter um número ilimitado de arquivos. Outra grande virtude do MKV é a compressão de vídeos de alta qualidade em arquivos menores do que os vídeos em MP4. Você pode fazer upload de vídeos em formato MKV no Facebook e Dailymotion, mas surpreendentemente o YouTube não suporta este formato (para subir um vídeo no Youtube ele deve estar em MOV, MPEG4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV, 3GPP ou WebM).

Para converter um arquivo MOV para o formato MKV eu uso o Video Converter Ultimate. Com este programa, você poderá realizar vários ajustes antes de fazer a conversão.

Leia também: Como gravar um gameplay e subir no Youtube


Passo a passo: converter MOV para MKV
  • Passo 1. Baixe, instale e abra o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate no seu PC para converter vídeos MOV para MKV.

  • Passo 2. Importe o arquivo de vídeo ao programa clicando em "Adicionar arquivo" na tela de início do conversor de vídeos.

  • Abrir o Video Converter Ultimate e importar os arquivos para o programa
  • Passo 3. Em "Perfil", selecione o formato MKV para que o programa possa converter de MOV para MKV.

  • Selecionar o perfil de conversão MKV
  • Passo 4. Antes de converter seu vídeo, talvez você queira otimizá-lo ou editá-lo. O Aiseesoft Video Converter Ultimate também funciona como editor de vídeo e oferece opções para cortar, recortar, editar efeitos de vídeo, e muito mais. Basta clicar em "Editar" ou "Otimizar vídeo".

  • Editar o vídeo MOV antes de convertê-lo
  • Passo 5. Clique em "Converter" para finalizar a conversão do arquivo MOV para MKV.

  • Finalizar a conversão de MOV para MKV

O bom é que o Video Converter Ultimate é bem versátil, além de converter arquivos para vários formatos de áudio e vídeo, também dá para reduzir a solução dos seus vídeos, ou passar para 4K.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn