Sobre o formato de vídeo MP4

MP4 é um formato container que pode combinar diferentes faixas multimídia em um único arquivo. Este formato foi desenvolvido pela MPEG (Motion Pictures Experts Group), uma organização internacional que desenvolve e gerencia padrões de publicação para áudio e vídeo digital. Os arquivos MP4 suportam texto e imagens. Arquivos MP4 mais avançados podem conter “streams” para animações 2D e 3D, além de elementos MPEG-4 de interação com o usuário, como por exemplo menus de DVD. A compressão padrão de arquivos MP4 é um padrão aberto que está disponível publicamente para desenvolver software ou hardware. Todos os arquivos codificados em um padrão MPEG-4 estão associados com a extensão “.mp4”.

Por quê converter para MOV?

O MOV é um container de vídeo MPEG-4 e também um popular formato multimídia que utiliza o algoritmo de compressão desenvolvido pela Apple. O formato MOV, compatível com os sistemas Mac e Windows, é principalmente utilizado pelo QuickTime da Apple para salvar filmes e outros arquivos de vídeo.

O formato especifica um arquivo container multimídia que contém uma ou mais faixas que podem armazenar tipos específicos de dados, como áudio, vídeo, efeitos ou texto (por exemplo, legendas). Cada faixa contém um fluxo de mídia codificado digitalmente (utilizando um formato específico), ou referência de dados do fluxo de mídia localizado em outro arquivo.

Se você quer converter para MOV porque, por exemplo, acha mais prático para rodar no seu Mac, vou ensinar como converter de MP4 para MOV usando o Video Converter Ultimate. Este programa está disponível tanto para Mac quanto para Windows.



Tutorial: como converter MP4 para MOV - QuickTime

  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos MP4 para MOV.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivo" e importe seu vídeo no formato MP4 ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Importar os arquivos em formato MP4 para o Video Converter Ultimate
  • Passo 3. Para selecionar o formato de conversão desejado, clique em "Perfil". Na lista que se abre, escolha o formato MOV para converter seu vídeo MP4 para MOV.

  • Escolher o perfil de conversão MOV
  • Passo 4. Se deseja alterar algumas configurações de conversão para otimizar o resultado, clique em "Configurações". Aqui poderá modificar as configurações de vídeo, como resolução e codificação, assim como configurações de áudio de 3D.

  • Editar o vídeo MP4 antes de fazer a conversão
  • Passo 5. Clique em "Converter" para finalizar a conversão do arquivo MP4 para MOV.

  • Finalizar a conversão de MP4 para MOV

E o legal do Video Converter Ultimate é que ele converte para mais de 400 perfis. Mas também faz outras coisas interessantes, como baixar vídeos do Youtube e editar vídeos, cortar fragmentos, ajustar a resolução, etc.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn