Como converter XAVC para editar no PC

O que é XAVC

XAVC é um formato de gravação introduzido pelas câmeras Sony PMW-F55 e Sony PMW-F5 da Sony Inc. que salvam filmagens na resolução 4K (4096 x 2160 e 3840 x 2160) em até 60 gps. O formato encapsulador digital do XAVC pode ser MXF. O XAVC suporta diferentes taxas de resolução, frames, cores e bitrates máximos, satisfazendo diferentes necessidades de qualidade de imagem. Ele pode ser usado para vídeos online, TVs e filmes. Atualmente, a maioria dos produtores suporta XAVC, incluindo a Adobe, Apple, Avid, GV Edius, Quantel, Sony Vegas, Codex, Colorfront, FilmLight, MTI Film, YoYotta, Assimilate, FilmLight, Davinci, Rovi MainConcept , Matrox, etc.

FAQ

”Eu tenho algumas filmagens da F55 em XAVC para editar com o Premiere Pro, mas descobri que não é suportado. Como eu posso importar vídeos XAVC para o editor? Muito obrigado pela ajuda.” – Jack

”Eu gravei alguns vídeos com minha Sony PMW-F5. Estes arquivos estão no formato XAVC com a resolução 4K, e o Final Cut Pro 7 não pode editar estes arquivos. Existe algum programa para converter vídeos que possa resolver este problema?” – Steve

Embora o XAVC seja suportado por muitos programas, você ainda pode encontrar problemas ao tentar editar as gravações de sua PMW-F55 em XAVC com alguns softwares editores de vídeo populares, como o Final Cut Pro 6/7/X, Adobe Premiere, Windows Movie Maker, Avid, iMovie e outros.

Tome o Final Cut Pro como exemplo: este editor não consegue ler arquivos XAVC a menos que você baixe um plug-in Sony XAVC para o FCP X. Para importar arquivos XAVC para o Final Cut Pro sem baixar o plug-in, você precisa de um conversor de vídeos para converter seus arquivos XAVC da Sony para o codec Apple ProRes e editar com o Final Cut Pro.

O tutorial abaixo irá lhe mostrar como converter vídeos XAVC para editá-los em seu computador.

Como converter vídeos XAVC em 4K para edição

Passo 1. Faça o download do Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale e abra-o em seu computador, como mostrado na interface abaixo.

Passo 2. Abra seus vídeos XAVC clicando no botão “Adicionar arquivo” na parte superior do programa.

Passo 3. Clique na opção “Perfil” e escolha “Apple ProRes 422 (*.mov)” como seu formato de conversão.

Passo 4. Clique em “Converter” para converter os arquivos XAVC para Apple ProRes 422.

Siga as instruções para converter

Após a conversão, você poderá abrir seus arquivos XAVC no Final Cut Pro 6/7/X, Adobe Premiere, Windows Movie Maker, Avid, iMovie ou outros editores de vídeo de sua preferência.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn