Velocidade 6 vezes mais rápida com a tecnologia NVIDIA® CUDA™


O que é NVIDIA CUDA?

CUDA, ou Compute Unified Device Architecture, é uma plataforma de computação paralela e modelo de programação inventados pela NVIDIA. Ela permite aumentos significativos de performance computacional ao aproveitar a potência da unidade de processamento gráfico (GPU). A plataforma CUDA é poderosa por habilitar acesso direto aos elementos computacionais paralelos e ao conjunto de instruções virtual da CPU.

CUDA


Usos da CUDA

A CUDA foi adotada por milhares de aplicações. Agora, há mais de 500 milhões de GPUs com suporte a CUDA trabalhando em clusters, supercomputadores, notebooks e workstations. Muitas companhias famosas, incluindo a Adobe, MathWorks, Autodesk, ANSYS e Wolfram Research estão usando a tecnologia para fazer uso do chamado "gigante adormecido" – a GPU.


O que a tecnologia CUDA pode fazer?

Com o desenvolvimento das placas gráficas, o desempenho das GPUs vem ficando cada vez maior, ultrapassando até mesmo o desempenho das CPUs em algumas áreas. Por isto, é um grande desperdício de GPU serem usadas meramente para processamento de imagens. Por isso a NVIDIA lançou a tecnologia CUDA, que expande imensamente as funções da GPU.

Desde que foi lançada, a CUDA chamou a atenção e os interesses da Aiseesoft Studio. Nossos programadores re-desenvolveram nossos produtos para habilitar a tecnologia CUDA e melhorar o desempenho da codificação e descodificação de vídeo tremendamente. Assim você poderá aproveitar uma velocidade de conversão absurdamente alta em seu computador com uma GPU com suporte a CUDA.

Testado por nossos programadores, a velocidade de conversão do programa com a tecnologia NVIDIA® CUDA™ é 6X maior que a do programa antigo. O gráfico abaixo mostra todos os dados detalhadamente.

Tempo de conversão


Produtos da NVIDIA suportados

Para desktops:

GeForce GTX TITAN Z
GeForce GTX TITAN X
GeForce GTX 980 Ti
GeForce GTX 980
GeForce GTX 970
GeForce GTX 960
GeForce GTX 950

Para laptops:

GeForce GTX 750 Ti
GeForce GT 740
GeForce GT 730
GeForce GT 720
GeForce GT 610
GeForce 210

Para notebooks:

GeForce GTX 980
GeForce GTX 980M
GeForce GTX 970M
GeForce GTX 965M
GeForce GTX 960M
GeForce GTX 950M
GeForce GTX 880M
GeForce GTX 870M
GeForce GTX 860M
GeForce GTX 850M
GeForce 940M
GeForce 930M
GeForce 840M
GeForce 830M
GeForce GTX 780M
GeForce GTX 770M
GeForce GTX 765M
GeForce GTX 760M
GeForce GT 755M
GeForce GT 750M
GeForce GT 745M
GeForce GT 740M
GeForce GT 735M
GeForce GT 730M
GeForce GT 720M
GeForce 710M
GeForce 705M
GeForce 610M

Nota: Todas as placas de vídeo suportadas citadas acima são somente para referências. Se desejar o documento específico de aceleração da tecnologia NVIDIA® CUDA™, visite o site oficial da NVIDIA.


O que é NVIDIA NVENC?

NVIDIA NVENC é outra poderosa tecnologia de codificação de vídeos desenvolvida pela NVIDIA após a CUDA. Foi lançada com o computador Keples GeForce série 600 em março de 2012. O computador utilizava um cartão gráfico NVIDIA para codificar o fluxo em vez da CPU. Ao usar um hardware especializado para a codificação e descodificação do vídeo, os núcleos CUDA e a CPU do sistema permanecem livres para trabalhar em outros processos informáticos. Comparando com codificadores baseados em CUDA ou CPU, a GPY baseada em NVENC pode proporcionar codificação de vídeos de mais qualidade.


Para que serve a NVENC?

Gravação de tela

A aceleração NVIDIA NVENC pode ajudar o usuário a gravar a tela do computador com uma qualidade mais alta. O vídeo gravado manterá exatamente a mesma qualidade de imagem. Além disso, a tecnologia NVENC somente utilizará uma pequena parte da CPU. Desta forma, será possível melhorar a capacidade de gravação utilizando a GPU do cartão gráfico.

Converter vídeos para outros formatos

Além de gravar vídeos em HD, a NVENC também possibilita ao usuário converter vídeos para outros formatos. O vídeo selecionado poderá ser convertido em alta velocidade, com uma alta taxa de compressão e em alta qualidade.

Streaming de vídeo sob demanda

A NVIDIA NVENC possibilita desfrutar de streaming de vídeo sob demanda com alta qualidade de imagem, sem interrupções. A tecnologia utiliza uma porcentagem baixa de recursos, o que proporciona um vídeo de alta qualidade. Desta forma, o usuário poderá assistir vídeos em HD on demand de populares sites como YouTube, twitch.tv, hitbox.tv, etc.

Jogar e gravar o jogo

A potente tecnologia de aceleração NVENC permite ao usuário obter facilmente uma excelente experiência de jogo. Além disso, possibilita a gravação do game em um vídeo HD sem que o processo de gravação afete a experiência de jogo.


GPUs suportadas

Computação de alto rendimento e Aceleradores de hiperescala Tesla K10, K20, K40, K80, M4, M40, M6, M60 e mais recentes
Computadores de mesa e estações de trabalho Quadro K2000, K2200, K4000, K4200, K5000, K5200, K6000, M4000, M5000, M6000 e mais recentes
Estações de trabalho portáteis Quadro K2000M, M2000M, K5000M e mais recentes
Jogos na nuvem, Desktops virtuais e Nuvens empresariais GRID K1, K2, K340, K520, M30, M40 e mais recentes
Computadores de desktope notebooks GeForce (somente GPUs Kepler e Maxwell)


Ferramenta de vídeo otimizada com o NVIDIA® CUDA™

O Aiseesoft Video Converter Ultimate oferece funções poderosas de conversão de vídeo para se converter qualquer formato popular de vídeo e áudio, além de possibilitar a edição de vídeos. Saiba mais!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn