Edite qualquer vídeo 4K no Adobe Premiere

O que é uma TV 4K?

Com o recente avanço na tecnologia e uma interminável necessidade de melhores experiências cinematográficas em casa, nós vemos um rápido avanço no campo de resolução dos televisores. Nos últimos anos, ouvimos muito sobre o 4K. O que é, exatamente, o 4K e qual o seu propósito? O 4K é basicamente uma tecnologia de resolução que virou um padrão para a produção de filmes e imagens de alta qualidade. Como o nome diz, o 4K contém 4.000 pixels por imagem. Porém, a tecnologia 4K tem um padrão de resolução diferente quando se trata de televisões. Enquanto os arquivos padrão 4K tem uma resolução de 4096x2160 para uso industrial, as televisões UHD (Ultra High Definition) usam 3840x2160 pixels. Vídeos em 4K são adaptador como um formato padrão para cinemas e gravações industriais. Porém, as televisões comuns tem uma visão relativamente limitada de pixels. Resumindo, a resolução 4K oferece uma visão do quadro maior e mais ampla, tendo resultados muito melhores que a resolução 720p, por exemplo. A imagem abaixo mostra a diferença de tamanho na prática entre as três resoluções de alta definição mais comuns atualmente.

4K vs 1080p vs 720p

Embora a tecnologia de imagem 4K esteja em uso comercial desde a invenção de câmeras de alta qualidade em 2003, o uso geral delas não foi implementado até 2009. Hoje em dia existem várias marcas de televisão no mercado que oferecem televisões em 4K para o público geral. Os serviços UHDTV são um nome comercial dado a televisões compatíveis com a tecnologia 4K. Porém, estes produtos são caros e, no momento, fora do alcance de muitos compradores com orçamentos apertados.

Como editar vídeos em 4K no Adobe Premiere?

É possível que você acabe tendo um vídeo em 4K no seu computador, o que parece colocar seu computador em um modo de teste. Além de receber um erro ao tentar abrir o arquivo, é possível que seu computador trave caso você tente editá-lo. Até mesmo os computadores mais avançados podem ter problemas ao tentar editar arquivos 4K. Na verdade, o problema é com o programa de edição, e não com o seu computador. É aqui que entra o Adobe Premiere, para ajudá-lo a editar vídeos em 4K facilmente.

A RED é uma das câmeras mais populares para gravações industriais em 4K. Este é o tipo de câmera usado para produzir filmes hollywoodianos de ficção científica, por exemplo. Vídeos gravados pelas câmeras RED são 4K por padrão. Assim, você precisará editar estes arquivos antes de assisti-los em diferentes tipos de computadores ou televisões. Siga os passos abaixo para saber como editar vídeos em 4K com o Adobe Premiere!

Passo 1. Atualize o plugin de importação

Abra o Adobe Premiere Pro e procure por uma atualização para o plugin RED importer. Você pode procurar por este plugin na internet. A Adobe tem uma versão atualizada dele em seu site, gratuito e pronto para ser baixado. O arquivo não é grande e provavelmente será baixado em poucos segundos, dependendo de sua conexão. O Adobe Premiere CS6 já vem pronto, porém você precisará baixar estes arquivos manualmente caso use a versão 5.5 do Premiere ou mais antiga. Após baixar o arquivo, abra-o e instale os arquivos manualmente. A pasta terá toda a documentação necessária caso você queira ler as instruções.

Passo 2. Crie um novo projeto

Após isto, abra o Premiere Pro e clique em "Iniciar um novo projeto". Uma janela irá parecer com várias opções à esquerda da tela. Aqui, escolha RED R3D (Nota: é importante saber o tipo exato do arquivo que você tem, e marcar de acordo com seu tipo).

Crie um novo projeto

Passo 3. Ajuste as configurações

Após selecionar a opção RED R3D, uma subcategoria irá aparecer e lhe dar outras opções. Aqui, selecione a opção 1080P que aparecer. Isto é para que você edite seu arquivo utilizando a resolução 1080p – após o fim da edição, você pode voltar à versão 4K do arquivo. De outra forma, será extremamente lento editar um arquivo 4K, especialmente se o seu computador não tiver um hardware de ponta.

Ajuste as configurações

Passo 4. Importe os vídeos em 4K desejados

Agora, procure e importe os arquivos 4K de seu computador. Você verá que o arquivo estará em 100% de sua dimensão. Assim, você teria que escalar a dimensão do vídeo para caber em sua tela de edição a 1080p. Porém, o arquivo ainda está no formato 4K e não seria nada prático dimensioná-lo diretamente. Assim, vá na aba "Editar" e selecione "Preferências" -> "Geral" e marque a opção para dimensionar a imagem para o tamanho do quadro. Apague o clipe e abra-o novamente. Você verá que, agora, ele irá caber perfeitamente na tela! Uma proporção de 47% de sua dimensão deve ser o ideal. Você pode fazer isto movendo as barras vermelhas para a esquerda.

Marque a caixa correspondente

Passo 5. Edite seus vídeos em 4K

Agora, você pode editar seus arquivos clicando na opção "Configurações" na janela do projeto. Isto irá abrir várias opções de brilho, curvas, matiz, etc. E atualizará automaticamente o vídeo na janela de edição. Após chegar ao resultado desejado, você pode salvar o projeto e continuar sua edição no After Effects, por exemplo!

Edite seu vídeo como quiser

Edite vídeos em 4K com o Video Converter Ultimate

Acima você viu um guia geral para editar vídeos em 4K com o Adobe Premiere, mas saiba que você também pode usar programas que podem lhe oferecer resultados iguais a um preço mais acessível e uma facilidade incrível. Estamos falando do Aiseesoft Video Converter Ultimate! Este programa pode editar e converter arquivos 4K de maneira prática, divertida e descomplicada. Experimente a versão de testes do conversor e editor de vídeos da Aiseesoft agora mesmo e surpreenda-se!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn