O que é o 3D e o que são filmes em 3D?

3D (três dimensões) significa algo que tem largura, altura e profundidade (comprimento). É um conceito relativo ao 2D (algo que só tem largura e altura).

Filmes em 3D são filmes digitais com visão estereoscópica.

Princípio estereoscópico – Teoria da polarização

Filmes 3D fazem uso das diferenciações e convergências angulares da visão humana para produzir o efeito estereoscópico.

A visão humana pode diferenciar distâncias devido à própria distância entre nossos dois olhos. São mais ou menos cinco centímetros de distância entre o olho esquerdo e o direito, e os ângulos visuais de nossos olhos são diferentes ao se focar em um objeto. Embora a diferença seja pequena, após a imagem ser transferida ao cérebro através de nossas retinas, nosso cérebro usa esta pequena diferença angular para produzir profundidade, distância, que é o que permite o efeito estereostópico. Nós chamamos este princípio de “Teoria da Polarização”.

De acordo com este princípio, se nós fazemos duas imagens separadas com a diferença do ângulo visual de dois olhos a partir de uma única imagem e mostrarmos estas duas imagens separadas simultaneamente – uma para cada olho – nós podemos perceber o efeito estereoscópico da imagem com a ajuda de um hardware especial de projeção e/ou um óculos especial, como os óculos 3D.

Formatos comuns de filmes em 3D

Formatos comuns de filmes em 3D incluem o anáglifo e tela dividida.

  1. 3D Anáglifo
  2. Imagem com duas camadas de cor

    O anáglifo 3D foi o primeiro método de apresentação cinematográfica do 3D, e necessita de menos hardware especializado.

    O anáglifo se refere a imagens 3D com cores filtradas que incluem âmbar/azul, vermelho/verde, vermelho/azul e vermelho/ciano. Entre estas opções, o vermelho/ciano é a versão mais popular.

    De acordo com a Wikipedia em inglês, “Em um anáglifo, as duas imagens são sobrepostas em um cenário aditivo de iluminação através de dois filtros, um vermelho e um ciano. Em um cenário subtrativo de iluminação, as duas imagens são impressas nas mesmas cores complementares em papel branco. Óculos com filtros coloridos em cada olho separam as imagens apropriadas ao cancelar a outra cor e interpretar a cor preta de forma complementar.”

    Para assistir um vídeo anáglifo 3D, você precisa somente de um par de óculos 3D comum. Você pode assistir vídeos 3D anáglifos em qualquer televisão, monitor de computador e até mesmo dispositivos portáteis.

  3. 3D Tela Dividida
  4. O 3D tela dividida por ser separado entre 3D “Lado a Lado” e 3D “Cima e Baixo”.

    3D Lado a Lado - No 3D Lado a Lado, um quadro consiste de duas metades à direita e à esquerda, com um quadro inteiro para o olho esquerdo reduzido horizontalmente para caber na metade-esquerda do quadro, e um quadro inteiro para o olho direito, também reduzido horizontalmente para caber na metade-direita do quadro.

    Quando a TV 3D recebe o sinal do 3D Lado a Lado, ela divide cada quadro para extraí-lo para cada um de nossos olhos, e redimensiona estes quadros de modo individual para uma resolução Full HD usando algoritmos de redimensionamento. Após isto, a TV exibe os quadros individuais redimensionados alternando-os de maneira sequencial.

    A diferença entre o Lado a Lado (meia-largura) e o Lado a Lado (cheio)

    Lado a Lado (meia-largura)

    3D Lado a Lado meia-largura

    Lado a Lado (cheio)

    3D Lado a Lado cheio

    Vamos tomar um vídeo 720p (resolução de 1280x720) como exemplo.

    Se você escolher o Lado a Lado (meia-largura), os quadros resultantes para cada um dos olhos estarão a uma resolução de 620x720, e a resolução do vídeo como um todo será 1280x720.

    Se você escolher o Lado a Lado (cheio), os quadros resultantes do vídeo para cada um dos olhos terá uma resolução de 1280x720, o que significa que a resolução total do vídeo será de 2560x720. Então, antes de escolher o Lado a Lado (cheio), você deve verificar se o seu dispositivo suporta esta resolução.

    3D Cima-baixo - Neste formato de 3D, um quadro do vídeo é dividido em dois sub-quadros, o superior que é feito para o olho esquerdo, e o inferior, feito para o olho direito.

    Cima-baixo (meia-altura)

    3D Cima-baixo com meia altura

    Cima-baixo (cheio)

    3D Cima-baixo cheio

    A diferença entre o Cima-baixo (meia-altura) e o Cima-baixo (cheio) pode ser entendida da mesma forma que o modo Lado a Lado. O vídeo em 3D Cima-baixo (meia-altura) irá manter a resolução do arquivo de origem, enquanto que o Cima-baixo (cheio) irá dobrar a resolução vertical do vídeo original.

    Ao assistir um vídeo em 3D Lado a Lado ou Cima-baixo, um monitor 3D ou uma TV 3D junto a um óculos 3D especial são necessários. Mas o efeito visual destes modos 3D são muito melhores comparados ao 3D anáglifo.

Televisão 3D e óculos 3D

Uma TV 3D é uma televisão que transmite a percepção de profundidade ao espectados. Os óculos 3D se referem a qualquer tipo de óculos estereoscópicos.

A tecnologia de exibição 3D se divide em dois tipos: Com lentes (sistema anáglifo 3D, sistema 3D de obturador ativo e sistema de polarização 3D) e sem lentes (sistema 3D sem-óculos).

  1. Com lentes
  2. 3D Anáglifo

    O 3D anáglifo usa cores passivas filtradas pelos óculos 3D. Esta técnica é a que tem o histórico mais longo e seu princípio de imagem 3D é simples. O custo é bem baixo: os óculos 3D anáglifos custam pouco. No entanto, o efeito 3D é o pior e esta tecnologia não é muito usada atualmente.

    3D de Obturador Ativo (ou 3D Ativo)

    3D Ativo

    3D de obturador ativo

    Este 3D, que também é chamado de 3D Ativo, usa óculos 3D recarregáveis. As lentes são, na verdade, duas telas LCD. A corrente controla as duas lentes, transmitindo a luz alternativamente entre elas ao mesmo tempo em que a TV 3D pisca alternativamente. Desta forma nossos olhos podem ver duas imagens separadas, fazendo com que as imagens 3D sejam produzidas em nosso cérebro.

    Vantagem:

    O efeito estereoscópico é forte.

    Desvantagem:

    As imagens piscando alternativamente nos deixam tontos e nós não podemos sentir o efeito 3D quando estamos deitados. Os óculos 3D são pesados e precisam ser recarregados frequentemente, além de ter efeitos ruins à visão.

    Entre as TVs com 3D ativo se incluem:

    Samsung H6400, Samsung H7150, Samsung H8000, Samsung HU8550, Samsung HU9000, Sony W800B, Sony W850B, Sony X900B, Sony X950B, etc.

    Samsung

    Sony

    3D Polarizado (ou 3D Passivo)

    3D Passivo

    Óculos 3D Passivo

    O 3D Passivo usa óculos 3D com uma membrana de cristal líquido como as de óculos escuros. A tela da televisão tem uma membrana externa compatível à membrana dos óculos que, ao assistir vídeos 3D, faz a separação das imagens filtradas através das lentes esquerda e direita, para que o efeito 3D seja produzido em nosso cérebro.

    Vantagem:

    A imagem é estável e confortável para se assistir por longos períodos de tempo, sem limitação na posição em que você se encontra. Os óculos 3D são leves e não precisam de carga, tendo poucos efeitos ruins para a visão.

    Desvantagem:

    A sensação estéreo é relativamente mais fraca, mas é difícil de se notar sem um conhecimento profissional.

    Entre as TVs com 3D passivo, se incluem:

    LG LB7100, LG LB7200, Sony W950B, Sony X850B, etc.

    LG

    Sony

  3. Sem lentes
  4. 3D Sem óculos (ou Paralaxe)

    Ao se assistir 3D Sem óculos, nós precisamos manter uma certa distância do dispositivo (o efeito 3D tem uma grande relação com o ângulo de visão). O efeito 3D Paralaxe é pior em comparação ao 3D Ativo e ao 3D Passivo.

    Vantagem:

    A maior vantagem é não ter de utilizar um óculos.

    Desvantagem:

    Existem muitos problemas de resolução, ângulo de visão e distância visual, etc.

    Entre as televisões com 3D Paralaxe, se incluem:

    TV Samsung 55” 3D Paralaxe UHD, TV Sharp 85” 8K 3D Paralaxe, TV Toshiba 56” 3D Paralaxe, TV Haier 3D Paralaxe, TV Leyard 110” 3D Paralaxe, etc.

    Samsung Sharp

    Toshiba Haier

    Leyard

Conversão de 2D para 3D

Você está louco para ver como é o efeito 3D, mas só tem vídeos 2D? Você pode estar se perguntando se a única maneira de conseguir ver um vídeo 3D é comprando um DVD ou Blu-Ray neste formato. Felizmente, existe outra forma. Você pode converter vídeos 2D para 3D com um software conversor de 2D para 3D. Após a conversão, você poderá aproveitar seus vídeos convertidos para 3D em qualquer dispositivo 3D que você tiver.

Você sabia que o Aiseesoft Video Converter Ultimate é um programa com inúmeras funções, incluindo converter vídeos e áudios de diversos formatos? Assista o vídeo abaixo e saiba mais!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn