O que é 4K – Tudo que você deve saber sobre a resolução 4K

O 4K, também chamado de resolução 4K, é uma tecnologia avançada de imagem. Ao assistir seus filmes ou séries favoritos, uma tela com resolução 4K irá lhe proporcional uma qualidade excepcional de imagem.

4K se refere a um dispositivo do qual a tela tem 4096x2160 pixels. Os 4096 pixels representam a resolução horizontal da tela, enquanto os 2160 representam a resolução vertical.

Para entender melhor o que é a resolução 4K, a definição de "pixel" também precisa de explicação. A imagem de uma tela é formada por diversos "pontos" coloridos, que são os pixels. Por isso, quanto mais pixels, mais claras e realistas serão as imagens. Da mesma forma, quando podemos ver pixels "estourados" em uma imagem, isto significa que a qualidade da imagem é ruim, tem uma resolução com poucos pixels.

Agora, o UHD (Ultra High Definition) é reconhecido como a resolução 4K, já que quase todas as televisões e monitores anunciados como tendo uma resolução 4K na verdade são UHD. Mas de forma literal, o UDH não é a mesma coisa que o 4K. O 4K tem 4096x2160 pixels, enquanto o UHD tem "somente" 3840x2160 pixels.

Qual a vantagem da resolução 4K em comparação a 1080p?

A maioria das pessoas tem um conhecimento básico sobre o 1080p, que também é chamado de "Full HD". Televisões Full HD foram (e ainda são) muito populares nos últimos anos devido a sua imagem cristalina, de alta qualidade. Porém, a resolução 4K oferece às pessoas quatro vezes mais definição do que a resolução 1080p. Por isso, não há dúvidas ao comparar 1080p vs 4K: a resolução 4K não tem como sair perdendo.

4K vs 1080p

Onde conseguir vídeos em 4K?

Com o 4K ficando cada vez mais popular, há uma demanda crescente de conteúdo nesta resolução: as pessoas querem uma experiência mais confortável ao assistir vídeos e filmes. Por agora, você pode assistir vídeos em 4K no Youtube, Vimeo, Netflix, Amazon e outros, de acordo com sua necessidade.

Como baixar vídeos em 4K?

É definitivamente inconveniente assistir vídeos e filmes em 4K somente pela internet. Por isso, muitas pessoas preferem baixar filmes em 4K para poder guardá-los. Usando o Aiseesoft Video Converter Ultimate você pode baixar filmes em 4K e baixar vídeos em 4K com facilidade.

A melhor maneira de assistir vídeos 4K em sua casa

Se você quer a melhor experiência possível proporcionada por filmes e vídeos em 4K, a melhor opção é adquirir uma TV 4K. A TV 4K é o dispositivo mais popular nesta linha de mercado atualmente, devido a sua tela maior e a sua incrível ultra definição.

Qual a melhor televisão 4K?

Desde o lançamento das TVs 4K em 2014, cada vez mais fabricantes estão começando a se focar na produção de televisões com resolução 4K. Algumas marcas famosas como a Sony, Samsung e LG já lançaram as melhores televisões 4K do mercado atual. Por isto, é só comprar a televisão 4K que você mais gostar e aproveitar esta incrível resolução – não há como se arrepender.

4K UHD

Recomendação dos melhores filmes em 4K para você

Você já deve ter ouvido falar de "House of Cards", do Netflix. Você gostaria de assistir esta série em 4K? Pois o Netflix já lançou diversos filmes em 4K, além desta série, nestes últimos 2 anos. Encontre agora mesmo os melhores filmes e séries em 4K no Netflix e assista-os em sua TV!

House of Cards está disponível em 4K no Netflix

Mais dispositivos com a resolução 4K

Aqui estão alguns dispositivos que podem filmar vídeos na resolução 4K:

Câmera de Vídeo Profissional Filmadora Câmera Digital Câmera DSLR Celulares
Câmera Black magic Production; Sony PXW-FS7 Panasonic HC-X1000; Sony FDRAX1 Panasonic Lumix DMC-FZ1000; Câmera Blackmagic Design Production 4K com EF Mount Panasonic Lumix DMC-GH4; Canon EOS C100 Cinema com lentes 24-105mm f/4L Lenovo Vibe Z2 Pro; Samsung Galaxy S6; Meizu MX4; LG G3

Existem somente alguns exemplos para diferentes tipos de dispositivos que podem filmar em 4K. Mas é claro, existem mais dispositivos 4K no mercado. Porém, vídeos de maior qualidade também significa mais espaço ocupado. Por isso, se você quiser converter seus vídeos em 4K para outros formatos e economizar espaço, você precisa de um conversor de vídeos em 4K.

Saiba mais

4K vs Retina

4K, também conhecido como UHDTV, conta com 4096x2160 pixels, enquanto as telas Retina são somente um termo de marketing inventado pela Apple. O objetivo do nome Retina é descrever um display com resolução alta o suficiente para que as pessoas não consigam ver pixels individuais a partir de uma distância típica de utilização.

4K vs OLED

OLED significa "Organic Light Emitting Diode". De forma geral, é um diodo emissor de luz contendo camadas finas e flexíveis de um material orgânico eletroluminescente.

Porém, não há como fazer uma comparação entre o 4K e o OLED, pois são coisas completamente diferentes. No momento, todas as televisões 4K no mercado são LCD. No futuro, haverá televisões 4K em OLED, mas ainda tem muito caminho pela frente.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn