Como girar um vídeo no computador

Como girar um vídeo

Com o rápido desenvolvimento e melhora dos dispositivos "smart", cada vez mais pessoas gravam vídeos com seus celulares ou filmadoras. É muito fácil e prático gravar vídeos em qualquer lugar, a qualquer momento! Porém, ao reproduzir os vídeos gravados em seu computador, diversas vezes você irá descobrir que os vídeos foram filmados de cabeça para baixo e não podem ser vistos apropriadamente a menos que você vire seu monitor ou machuque o pescoço. Frustrante!

Vamos ver alguns casos:

  1. "Meu marido gravou um vídeo com seu iPhone, mas o vídeo ficou de cabeça para baixo. Como eu posso girar o vídeo em 180 graus para que ele fique do lado certo?"

  2. "Eu virei minha câmera para gravar um vídeo e agora ao tentar assistir ele está de lado. Existe alguma maneira de girar um vídeo para que eu possa assisti-lo sem me contorcer todo?"

  3. "Eu baixei um vídeo no meu celular mas ele está sendo reproduzido na horizontal ao invés de ser reproduzido na vertical. Não há nenhuma opção para girar o vídeo no Real Player no Windows. Existe alguma solução?"

Todos tem a mesma dúvida: "Existe uma forma de girar vídeos? Como girar vídeos no computador?" Felizmente, a resposta é sim. Graças a um programa profissional para girar vídeos, você pode girar seus vídeos com facilidade.

Neste artigo nós iremos recomendar diversos métodos para você. Com eles, você pode girar seus vídeos sem perdas de qualidade e rapidamente, podendo girar em 90º horário, anti-horário, horizontalmente e verticalmente. Você pode girar seus vídeos como quiser! O processo é fácil e pode ser feito em poucos passos.


Como girar vídeos no Windows e Mac

Os passos abaixo irão lhe mostrar como girar um vídeo em seu computador.

Passo 1. Baixe e instale o Aiseesoft Video Converter Ultimate

Para começar, você deve baixar e instalar o Aiseesoft Video Converter Ultimate em seu computador.

Passo 2. Importe os vídeos que você precisa girar

Com o programa aberto, clique em "Adicionar arquivo" para importar os vídeos que você precisa girar. Você também pode simplesmente arrastar e soltar os arquivos desejados na interface do programa.

Importe seus arquivos

Passo 3. Selecione a opção "Girar"

Clique no botão "Editar" para abrir a interface e edição de vídeos e selecione "Girar" para girar seu vídeo.

Passo 4. Selecione o sentido desejado

Existem 4 opções para você girar seus vídeos: "Girar 90º no sentido horário", "Girar 90º no sentido anti-horário", "Girar horizontalmente" e "Girar verticalmente". Após selecionar a opção desejada, clique em "Aplicar" e feche a janela de edição.

Gire seu vídeo

Notas:

  • Se houverem barras pretas em seu vídeo que você não quiser manter, você pode removê-las com a função "Recortar" antes de girar seus vídeos.

  • Após selecionar o sentido desejado, clique em "Recortar" para abrir a interface de recorte. Desmarque a opção "Manter taxa de proporção" e arraste a linha amarela da direita, esquerda, parte superior e inferior da imagem para remover as barras pretas na "Pré-visualização original".

Recorte as barras pretas do seu vídeo

Passo 5. Inicie a conversão do seu vídeo

Se você quiser personalizar seu vídeo antes de girá-lo, pode fazer isto clicando em "Editar" na interface do programa. Após ajustar todas as configurações desejadas, clique em "Converter" para girar seu vídeo e, alguns minutos depois, seus arquivos de vídeo serão convertidos com o ângulo selecionado.

Após girar seus vídeos, você nunca mais terá que se preocupar em gravar seus vídeos no ângulo certo! Agora você pode aproveitar seus vídeos no Windows Media Player ou outros players como quiser. Ao mesmo tempo, o programa suporta mais de 300 formatos de vídeo para você girar, editar e converter, incluindo WMV, MP4, MOV, FLV, MKV, etc.


Como girar um vídeo com o Windows Movie Maker

Além do Aiseesoft Video Converter Ultimate, você também pode girar vídeos usando o Windows Movie Maker. Veja como:

Passo 1. Abra o Windows Movie Maker

Clique em "Iniciar" e em "Todos os programas" no Windows 10/8/7/Vista/XP para abrir o Windows Movie Maker em seu computador. Se você não tiver o programa em seu Windows, será necessário baixar o Windows Movie Maker grátis no site da Microsoft.

Abra o Windows movie Maker

Passo 2. Importe seus vídeos para o programa

Selecione a opção "Vídeos" no menu de importação. Localize o vídeo que você deseja girar e abra-o no Windows Movie Maker.

Importe seu vídeo para o programa

Passo 3. Coloque o vídeo na linha do tempo de edição

Clique e arraste o vídeo para a linha do tempo do programa. O vídeo agora irá aparecer na linha do tempo e na seção "Vídeo".

Passo 4. Gire seu vídeo

Clique com o botão direito no vídeo da linha do tempo e selecione "Efeitos". Agora, você poderá ver a janela "Adicionar ou remover efeitos". No menu "Efeitos disponíveis", você pode selecionar 3 opções: "Girar em 90º", "Girar em 180º" ou "Girar em 270º". Selecione a opção desejada e clique em "Ok".

Passo 5. Salve seu vídeo

Na lista do menu, selecione a opção "Publicar filme". Certifique-se de que a opção "Meu Computador" esteja destacada e clique em "Próximo". Insira um nome para seu vídeo no campo correspondente e selecione um local no campo de publicação. Após isto, clique em "Próximo", selecione um formato e clique em "Publicar".

Salve seu vídeo

Dicas:

Você pode usar o Windows Movie Maker para girar seu vídeo, mas antes de fazer isto deve notar que o Windows Media Player suporta formatos limitados de vídeo, o que pode não satisfazer suas necessidades.

Você também pode girar vídeos com sites como o rotatemyvideo.net. Porém, deve considerar os problemas de privacidade, já que precisará enviar seu vídeo para o site e salvá-lo na internet para girá-lo.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn