4K vs 1080p: Por que o 4K é melhor que o 1080p

A tecnologia 4K está mais comentada do que nunca, mas você sabe do que realmente se trata o 4K?

Leia o artigo abaixo e descubra o que significa 4K e qual a diferença do 1080p, além de descobrir principalmente: por que o 4K UHD é tão melhor que o 1080p HD?

Qual a diferença entre vídeos em 4K e 1080p?

A maioria das pessoas já está acostumada ao Full HD (1080p). É uma resolução admirável por sua qualidade e, por isto, virou o formato padrão de alta definição no mundo. Até mesmo câmeras DSLR de valor acessível podem gravar vídeos em 1080p hoje em dia. Isto colocou a tecnologia de alta definição nas mãos de todos!

Mas o 4K é a tecnologia que está com a atenção da mídia atualmente, e por uma boa razão. É fácil, porém, se sentir confuso com a diferença entre o 1080p e o 4K. Quais as diferenças entre as duas resoluções? Qual é melhor? Dá pra perceber a diferença? Todas estas questões devem ser respondidas para se ter um bom conhecimento do futuro dos vídeos em alta definição com o formato 4K.

4K vs 1080p

Vamos dar uma olhada na diferença mais importante entre o 4K e o 1080p: é claro, a resolução.

O 4K é conhecido como Ultra High Definition (UHD), enquanto o 1080p é conhecido como Full HD. Como seus nomes implicam, o 4K UHD tem uma resolução consideravelmente maior que o 1080p. A resolução 4K tem 3840x2160 pixels, enquanto o 1080p consiste de 1920x1080 pixels.

A designação 4K se refere aos 4000 pixels na diagonal. Tradicionalmente, a resolução é chamada de acordo com seus pixels na vertical, como no caso do 1080p que tem 1080 linhas verticais. Em comparação, o 4K oferece 2160 pixels na vertical – um aumento considerável.

Em uma proporção de tela de 16:9, o 4K contém quase quatro vezes o número de pixels na tela em comparação com o 1080p – mais de oito milhões de pixels na resolução 4K e "somente" dois milhões de pixels na resolução 1080p. Esta imensa diferença traz vantagens importantes para o 4K em comparação com a qualidade dos vídeos em 1080p.

Por que vídeos em 4K são melhores que 1080p?

Existe um número de razões pela qual o 4K fica claramente à frente do 1080p em termos de qualidade. Estas razões são relacionadas, principalmente, ao detalhamento visto quando estamos próximo à tela e, de um ponto de vista dos produtores, redimensionar os vídeos para resoluções menores mantendo um alto contraste e uma qualidade altamente detalhada como na resolução original.

As três principais razões pelas quais o 4K ganha do 1080p são:

  1. Detalhes
  2. As televisões Ultra HD usam a tecnologia 4K e podem reproduzir os detalhes mais complexos em um contraste visivelmente melhor, graças a existência de quatro vezes o número de pixels em relação ao 1080p. Esta é considerada a maior vantagem da resolução 4K.

    Exemplos em que pode-se notar isto são imagens como penas de animais e outras que contenham detalhes minúsculos que acabam resultando em imagens pixeladas ou borradas em formatos que não o 4K. Quando vistas de perto, é difícil esconder estes problemas a menos que você esteja à frente de uma tela 4K.

  3. Aproximação
  4. Graças ao grande aumento da resolução 4K em relação ao 1080p, você pode se posicionar muito mais perto à televisão enquanto continua assistindo seus filmes com a melhor qualidade possível. Na verdade, a distância do espectador para televisões 4K pode ser duas vezes mais próximo à TV do que na resolução 1080p. Isto porque o 4K é ainda melhor quando se está perto da tela, sentar mais longe não lhe dará todos os benefícios que a qualidade oferece (embora ainda ofereça uma qualidade incrível, independentemente de sua distância).

    Em resumo, você pode sentar duas vezes mais perto de uma televisão 4K em comparação a outras sem ver o pixelamento que ocorre em resoluções mais baixas.

  5. Dimensionamento
  6. Com frequência, é preciso redimensionar um vídeo gravado para uma resolução menor. No caso do 4K, pode-se precisar redimensioná-lo para 2K, por exemplo. Testes mostram que ao comparar a qualidade final de um vídeo em 4K redimensionado para 2K, a imagem é visivelmente mais detalhada do que seria caso o vídeo fosse criado originalmente em 2K.

Para pessoas que querem a melhor qualidade possível, o 4K é definitivamente a escolha certa. Tanto para o ponto de vista da produção quanto para o ponto de vista do espectador, a tecnologia UHD está mudando a forma como assistimos vídeos e filmes.

Marcas de televisão como a Sony estão agora vendendo televisões 4K a preços mais acessíveis, e cada vez mais conteúdos estão sendo criados na resolução 4K. Além disto, é uma questão de tempo até que câmeras DSLR acessíveis possam filmar em 4K: a Canon 1DC DSLR já está neste patamar.

Tudo isto prova que a tecnologia 4K não está somente nas mãos de grandes companhias, mas pode estar também nas mãos de consumidores finais que simplesmente amam gravar os vídeos mais detalhados possíveis.

Após entender exatamente o que é a resolução 4K, você poderá começar a apreciar suas verdadeiras capacidades e óbvios benefícios sobre o 1080p. Sendo a tecnologia de vídeos do futuro, o 4K está ganhando popularidade a cada dia e atraindo a atenção dos fanáticos por qualidade nesta era dos vídeos digitais.


Conversor de vídeo 4K

Vovê deseja converter vídeos para 4K, ou reduzir seus vídeos com formato 4K? Existem diversos conversores de vídeos 4K com poderosas funções. Mas se você quiser um conversor de vídeos 4K poderoso, nós só podemos lhe recomendar o Aiseesoft Video Converter Ultimate! Este conversor conta com versões para Windows e Mac, sendo fácil de usar especialmente para usuários que não querem complicações. Baixe a versão de testes agora mesmo e experimente!

Caso você deseje somente assistir vídeos em 4K com praticidade e sem travamentos, nós lhe recomendamos o Aiseesoft Blu-ray Player.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn