Como assistir vídeos no iPod?

Este artigo é dividido em quatro partes diferentes que mostram: "Quais vídeos são compatíveis com o iPod?", "Qual formato de vídeo é melhor para o iPod?", "Este vídeo é compatível com meu iPod?" e "Como deixar um vídeo compatível com seu iPod?".

Parte 1. Quais vídeos são compatíveis com o iPod?

Primeiro, vamos explicar quais são os vídeos compatíveis com o iPod, como o MP4, H.264, etc.

As especificações de vídeo do iPod no site da Apple são as seguintes:

Vídeo H.264, até 1,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 fotogramas por segundo, versão de baixa complexidade do perfil de linha de base H.264 com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48 kHz, áudio estéreo em formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov;

Vídeo H.264, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 fotogramas por segundo, perfil de linha de base até ao nível 3.0 com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48 kHz, áudio estéreo em formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov

Vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 fotogramas por segundo, perfil simples com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48 kHz, áudio estéreo em formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov.

Pode ser um pouco confuso, mas há somente alguns números que você precisará lembrar para cada formato.

H.264

A maior taxa de bits com o codec H.264 é 768 kilobits por segundo. O maior tamanho da imagem para seu filme com o codec H.264 é 320 pixels de largura por 240 pixels de altura, as dimensões exatas da tela do seu iPod. O seu iPod pode reproduzir vídeos H.264 a até 30 quadros por segundo. Cada uma das aplicações que usaremos serão codificadas com o perfil Baseline. O seu áudio precisa ser codificado como AAC de até 160 Kbps, 48 kHz e pode ser estéreo ou mono. Desde que você siga todas as instruções, seu filme pode ser QuickTime ou MPEG-4.

MPEG-4

A sua outra opção, MPEG-4, suporta uma taxa de bits muito mais alta que o H.264: 2.500 kilobits por segundo. Usar taxas de bits mais altas também cria arquivos maiores. O resultado: você terá menos espaço para outras músicas e filmes. A maior resolução possível para seu vídeo em MPEG-4 é 480 pixels de largura por 480 pixels de altura: três vezes mais pixels do que a tela do seu iPod é capaz de reproduzir. O iPod irá diminuir a imagem proporcionalmente, para que tudo caiba na tela. Novamente, o iPod pode reproduzir vídeos a até 30 quadros por segundo, e nossas opções de áudio e formato de arquivo são as mesmas do vídeo em H.264.

Parte 2. Qual formato de vídeo é melhor para o iPod?

Esta é uma pergunta difícil. O H.264 é melhor por oferecer alta qualidade e um arquivo de tamanho muito menor em relação ao MPEG-4. Porém, ambos os formatos são ótimos ao serem convertidos nas melhores configurações de vídeo suportadas. Algo com que a maioria das pessoas concordam é que o vídeo em H.264 demora mais para ser codificado do que o padrão MPEG-4. Isto significa que converter um filme de duas horas para o iPod pode levar muito mais temop usando o codec H.264 (especialmente com a opção de exportar do QuickTime Pro: "Movie to iPod Video"). Ainda assim, o H.264 deve ser preferido na maioria dos casos.

Parte 3. Este vídeo é compatível com meu iPod?

Alguns dos vídeos baixados da internet ou de redes de compartilhamento de arquivos como BitTorrent podem ser compatíveis com o iPod – mesmo se não forem anunciados desta forma.

A maneira mais fácil para se descobrir se um vídeo pode ser reproduzido em seu iPod é abrindo-o no QuickTime e selecionando "Janela" -> "Mostrar Inspetor do Filme". Na maioria dos casos, seu vídeo poderá ser reproduzido no iPod se o seu formato for H.264 ou MPEG-4 e o áudio for AAC, com uma resolução de 320x240 pixels (ou menor) para H.264 ou 480x480 pixels (ou menor) para MPEG-4. Além disto, olhe a taxa de dados e certifique-se de que não é acima de 900 kbits/segundo para H.264 ou 2600 kbits/segundo para MPEG-4.

QuickTime

Parte 4. Como deixar um vídeo compatível com seu iPod?

Se você tem o QuickTime Pro (US$ 30,00 e vale cada centavo) ou a última versão do iTunes (gratuita!), esta é, definitivamente, a conversão mais fácil possível.

No iTunes, após adicionar seu vídeo à biblioteca, clique com o botão direito nele. Selecione "Converter seleção para iPod". O iTunes irá informá-lo se o vídeo já está no formato correto e, se não estiver, seu vídeo será lentamente convertido para um vídeo H.264.

ATUALIZAÇÃO: Eu ouvi diversas reclamações de que o iTunes está criando vídeos para iPod sem áudio. Você provavelmente deve evitar o uso do iTunes para converter seus vídeos.

No QuickTime Pro, abra seu vídeo e, no menu "Arquivo", selecione "Exportar..." e selecione "Filme para iPod (320 x 40)" e clique em "Salvar". O QuickTime irá criar um vídeo otimizado em H.264 com áudio em AAC.

Após isto, vá pegar uma xícara de café ou tirar uma soneca. Se o arquivo for grande, o processo lento de conversão do QuickTime pode levar várias horas.

Se você for um usuário sem experiência, eu recomendo que você use o QuickTime Pro ou o iTunes por serem absolutamente à prova de falhas. Porém, existem métodos muito mais rápidos e poderosos para converter seus vídeos. Continue lendo!

Não tem o QuickTime Pro? Experimente o Aiseesoft Video Converter Ultimate

O Aiseesoft Video Converter Ultimate suporta inúmeros formatos de vídeo, incluindo MPG, MPEG, MPEG2, VOB, MP4, M4V, RM, RMVB, WMV, ASF, MKV, TS, MPV, AVI, 3GP, 3G2, FLV, MOD, TOD para MP4 otimizado para iPhone/iPod ou H.264 otimizado para iPhone/iPod. Você também pode personalizar suas próprias configurações de conversão. Por exmeplo, se você quiser uma qualidade alta de vídeo, você pode aumentar os valores da taxa de bits de vídeo, taxa de bits de áudio e taxa de amostragem de áudio. Se você quiser um arquivo de menor tamanho, você pode diminuir os valores como desejar.

Use o Video Converter Ultimate

Se você usar um Mac, você também pode usar o Aiseesoft Video Converter Ultimate para Mac.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn