Uma breve introdução ao formato XAVC

Em 30 de Outubro de 2012, a Sony apresentou um novo formato de gravação chamado XAVC. Este formato é usado por gravadoras de ponta da Sony, como a PMW-F55, a PMW-F5, etc. Além disto, este é um formato de gravação de padrão aberto que será licenciado às companhias que desejarem fazer produtos com suporte ao XAVC.

O XAVC é o coração dos produtos 4K lançados pela Sony. Este é um formato especializado em 4K que encoraja as pessoas a aplicarem a tecnologia 4K a um campo mais amplo, como shows de TV, programas de entretenimento, documentários e comerciais.

Este novo formato de gravação destaca o comprometimento da Sony: oferecer opções de alta qualidade não somente para o mercado profissional, mas também para o mercado dos consumidores.

O que é o XAVC S?

Em 7 de Abril de 2013 a Sony anunciou o fato de que o XAVC poderia ser expandido para os consumidores, e então o XAVC S foi lançado. De forma breve, o XAVC é um formato profissional, ou seja, é um formato contentor MXF OP-1a – que é um padrão entre as plataformas de transmissão. Enquanto isso, o XAVC-S é o formato para o consumidor, sendo um contentor de MP4. Este formato é otimizado para o uso dos consumidores.

XAVC

O relacionamento entre o XAVC e o 4K

O lançamento do XAVC/XAVC-S tem como objetivo acelerar o desenvolvimento da resolução 4K no mercado profissional e de consumo. Este formato pode gravar vídeos 4K à resolução de 4096x2160 e 3840x2160 a até 60 fps com sampleamento de crominância 4:2:2 a 600 Mbit/s.

XAVC vs AVCHD
Similaridade:

Os formatos XAVC e AVCHD adotam a mesma tecnologia de compressão MPEG-4 AVC/H.264.

Diferenças:
  1. O XAVC suporta uma profundidade de cor de 8/10/12 bits, enquanto o AVCHD só suporta 8 bits.

  2. O sampleamento do XAVC pode ser 4:2:0, 4:2:2 ou 4:4:4, enquanto o AVCHD só pode ser 4:2:0.

  3. Tendo a Sony PMW-F5 como exemplo, esta câmera pode gravar vídeos em XAVC na resolução 4K a 60 fps a 600 Mbit/s e na resolução 2K a 120 fps a 400 Mbit/s, enquanto o AVCHD, por outro lado, só pode gravar a 24Mbps para 1080 50i/50i ou 28Mbps para 1080 50P/60P.

Dúvidas comuns sobre o XAVC

P: Como converter XAVC em 4K para Apple ProRes para edição?

R: Para resolver isto, você precisa de um conversor de vídeos para seu Mac. Isto porque, mesmo que existam vários programas profissionais de edição, você não pode usá-los para editar seu vídeo em XAVC diretamente, não sendo suportados nem mesmo pelo poderoso Final Cut Pro (se a versão for abaixo de 10.0.8). Usando um conversor de vídeo poderoso, você poderá converter vídeos XAVC para ProRes em poucos minutos.

P: Como converter arquivos XAVC em 4K antes de editá-los com o Avid?

R: Como todos sabemos, o Avid tem seu codec de preferência, o DNxHD. Se você quiser editar vídeos XAVC em 4K no Avid, primeiro você precisa converter o formato XAVC para DNxHD. Para isto, você precisará de um conversor de vídeos XAVC antes de poder editar seus arquivos 4K no Avid.

P: Eu quero converter meus vídeos XAVC em 4K para editá-los com um software de edição. Qual conversor usar?

R: O formato XAVC tem ficado cada vez mais popular por suportar a resolução 4K, que dá às pessoas uma super qualidade de vídeo e fornece uma experiência imbatível. Só que infelizmente formato não é compatível com a maioria dos editores de vídeo. Porém, graças ao desenvolvimento do Aiseesoft Video Converter Ultimate, você pode converter facilmente vídeos 4K em XAVC para qualquer outro formato de vídeo desejado e editar seus vídeos com o editor que quiser!

P: Eu tenho uma Sony PMW-F55 e gravei alguns vídeos com ela. Existe alguma forma de enviar vídeos gravados em XAVC 4K para o Youtube?

Enviar arquivos XAVC para o Youtube

R: Infelizmente o Youtube não suporta arquivos no formato XAVC. A melhor opção para você é converter seus vídeos em XAVC para outro formato suportado pelo site. Por isso, antes de enviar arquivos em XAVC para o Youtube, você precisa de um conversor de vídeo para ajudá-lo.

4K

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate 4K

Seguir @rafadiasbcn